Sarau Noturno comemora dez anos com apresentação no Congrega

Por Augustho Soares, estudante do curso de Jornalismo

Uma apresentação especial com acadêmicos e egressos de diversos cursos da Urcamp marcará, hoje, os dez anos de Sarau Noturno. A atração cultural a céu aberto ocorrerá no cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé, a partir das 16h, como parte da programação oficial do Congrega 2018.

A atividade, idealizada pela coordenadora do curso de História, professora Clarisse Ismério, conta a história do cemitério da Santa Casa e seu patrimônio, através de uma encenação onde alunos encarnam personagens populares.

Clarisse lembra que o evento nasceu do projeto História através da Arte Cemiterial, no qual foi realizada uma pesquisa sistemática nos túmulos, jazigos e mausoléus no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé, fundado em 1958.

Hoje, o evento já se consagrou nacional e internacionalmente, sendo apresentado, inclusive, no Cemitério Britânico, em Montevidéu. A iniciativa também já rendeu um livro lançado pela EdiUrcamp, em 2016, e já foi objeto de estudo para projetos defendidos por Clarisse, no Brasil e em Portugal.

A estudante do quarto semestre do curso de Jornalismo, Ketherine Acosta, se apresentará no Sarau Noturno pela quarta vez. Ela conta que entrou no grupo, ano passado, convidada por Clarisse, e teve sua primeira apresentação, no Congrega 2017. Quando questionada sobre a importância da apresentação para sua formação, a acadêmica de jornalismo declara: “Acho importante e diferente, pois une pessoas dos diversos cursos da Urcamp. Faz a gente sair daquele ambiente só de faculdade e ir pra um local em que as pessoas dificilmente imaginariam fazer uma apresentação artística”.