Curso de Nutrição oferece consulta e tratamento gratuito no HU

Os atendimentos acontecem todas as terças-feiras pela parte da manhã no Núcleo de Práticas em Saúde, onde os acadêmicos dos cursos da saúde da Urcamp, com o auxílio de professores, realizam atividades gratuitas, voltadas à comunidade.

Pelo menos quatro acadêmicos do curso de Nutrição, monitorados por uma professora, realizam o atendimento, que é direcionado à adolescentes, adultos e idosos. O procedimento conta com uma entrevista e logo em seguida a avaliação nutricional, que inclui peso, altura e circunferência para um diagnóstico preciso. Em seguida é elaborada e calculada a dieta e o respectivo cardápio direcionado ao paciente. Depois de um mês de tratamento, acontece a revisão. Se for necessário o tratamento continua até que se atinja os resultados esperados. 

A professora Cássia dos Reis Medeiros é quem coordena o projeto e atua junto aos alunos durante as consultas. “É um serviço que, além de ser gratuito, vai fazer com que a nutrição contribua para melhorar o estado nutricional e isso auxilia no tratamento e na prevenção de doenças, sem contar o aprendizado que isso traz aos alunos, que estão colocando em prática os ensinamentos do curso”, diz. 

O projeto contempla estudantes a partir do 6º semestre. É o caso de Juliana Paulo Cancio da Silva, que já consegue se ver na profissão. “Ajuda bastante, agrega na nossa experiência, a gente coloca em prática o que a gente dá em aula”, explica.

Os casos clínicos mais tratados no projeto são obesidades, dislipidemias (colesterol), hipertensão, diabetes, desnutrição, pacientes oncológicos, pacientes com grande massa muscular, diarreias e gastrites. 

Os atendimentos são marcados no Hospital Universitário ou pelo telefone  (53) 3242 7433, no Núcleo de Práticas em Saúde.