Reitora Lia Quintana busca apoio parlamentar para investimentos no Hospital Universitário

A reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, que na quarta-feira cumpria agenda em Brasília em apoio às indicações de representantes das universidades comunitárias ao Conselho Nacional de Educação, ontem liderou outro grupo na capital federal. Acompanhada do gerente financeiro da Urcamp, Sebastião Kaé, e do assessor administrativo do Hospital Universitário (HU), Romário de Almeida, a reitora conduziu uma comitiva que busca garantir a inclusão do HU entre as emendas parlamentares de deputados e senadores para a área da saúde.

O trabalho de sensibilização registrou visitas ao gabinete do deputado Afonso Hamm, que já tem um histórico de parceria com a instituição de Ensino Superior e com o hospital. No caso do deputado bajeense, há o estudo de uma emenda de R$ 300 mil a serem destinados para Bagé. Mas as visitas também abriram novas possibilidades, como é o caso do encontro com o senador gaúcho Lasier Martins (PSD-RS), com quem a reitora teve a oportunidade de relatar a função social e a importância dos atendimentos realizados em toda a região. Considerado fundamental para a manutenção do serviço público de saúde para Bagé e municípios vizinhos, o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo passou por um período de reestruturação administrativo-financeira após uma crise originada pela falta de repasses por serviços do SUS e chegou a ter suspensos os serviços em 2016. Lia Quintana informa que, mesmo já tendo passado pelo momento mais crítico de dificuldades, é importante que a gestão esteja atenta a oportunidades que garantam a manutenção financeira e a qualidade dos serviços prestados.

Hamm confirma emenda de R$ 300 mil
O deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), após contato com a reitora, adiantou que destinará verbas para o Hospital Universitário. "Para Bagé, um dos meus compromissos é com o HU. Por isso, colocarei o valor de R$ 300 mil para o orçamento deste ano. A indicação já está confirmada, apenas devo homologá-la no final do mês, creio que no dia 28. A ideia é que a verba seja utilizada para custeio", afirmou.
O parlamentar frisa que, por tratar-se de uma emenda impositiva, a destinação dos valores deve ocorrer sem depender de acerto com a União. "Esse é o segundo ano que os deputados têm a possibilidade desse tipo de encaminhamento que, a cada orçamento, exige que 50% dos valores sejam para a saúde", explicou.