Colégio da Urcamp/São Gabriel completa 30 anos

Foi de uma forma descontraída, aliando conhecimentos, exercícios e entretenimento, que os alunos do Colégio Urcamp/São Gabriel comemoraram os 30 anos de trajetória dedicados ao ensino de qualidade na cidade. A atividade foi monitorada pelo professor de Educação Física Adriano Saldanha Teixeira e contou com a participação especial do policial rodoviário Federal Diovane de Oliveira Brabos, pai da aluna Julia de Carvalho Brabos que ministrou uma palestra sobre os cuidados necessários para se obter hábitos saudáveis durante a vida, com foco no ganho de qualidade de vida. A dinâmica de grupo incluiu orientação sobre prática e técnicas de corrida, aquecimento e alongamento, exercícios físicos e relaxamento. “Além de me satisfazer como pai por poder estar próximo da educação da minha filha, esses momentos onde posso passar um pouco de conhecimento me enriquecem muito como pessoa. E também aprendo com eles, é uma troca”, revela.

A aluna Elizabeth Neves, do 2º ano do Ensino Médio, conta que a atividade conseguiu mobilizar o colégio todo de uma forma divertida e destacou o orgulho que sente em poder estudar na Urcamp. “A escola é muito bem preparada e a diferença é que os professores te preparam para o mundo e a gente é uma família aqui dentro”, diz. É o mesmo conceito definido por Bruno Freitas, também do 2º ano. “Aqui os professores se preocupam, de fato, com a gente e nos preparam para as coisas que vamos ver lá fora, além do companheirismo entre professores e alunos, que se tornam amigos. A escola te instiga a aprender”, conta.

O Colégio Urcamp/São Gabriel é destaque no ENEM, com altos índices de aprovação em vestibulares em Instituições federais e privadas. Além do material humano, a vasta estrutura conta com 10 Salas de Aulas bem equipadas, Biblioteca, Secretaria, Direção e Supervisão do Ensino Médio e Técnico de Enfermagem, Laboratórios de Informática, Química, Física, Biologia e Anatomia, Salas destinadas à Coordenação e Secretaria de Cursos do Ensino Médio e de Educação Física, Núcleo de Atendimento Docente e Discente, Ginásios com Quadra Poliesportiva, Campo de futebol e Quadra de atletismo, bem como Sala de Dança, Academia e Piscina para exercícios aquáticos. As atividades Físicas são um dos pontos fortes do currículo, onde as aulas reforçam modalidades de atletismo, badminton, funcional, dança, futsal, vôlei e musculação. “Todo esse trabalho que a gente desenvolve visa reforçar a parte física escolar e desenvolver os benefícios e esses benefícios são para a vida toda”, relata Teixeira. Os estágios integrados com acadêmicos da Educação Física aproximam o estudante do Ensino Médio com o acadêmico, tudo monitorado pelos professores.

A direção do Colégio busca manter o ambiente acolhedor com o envolvimento efetivo da família. “Eu atribuo o sucesso à ampla participação dos pais no acompanhamento escolar e o comprometimento da equipe de professores e funcionários . O principal objetivo do Colégio é o fortalecimento do Ensino Médio, de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, revela a professora Marta Menezes Dias, diretorado colégio.”

O estudante do 1º ano Arthur Antunes Lopes, conta que já pensa no curso superior. Ele está decidido pelo Direito e tem no colégio, a base para chegar onde quer. “Nós sabemos que é o melhor colégio de Ensino Médio de São Gabriel, eu sempre gostei. Acredito que o colégio prepara, vou sair pronto”. Bettina Gonçalves, também do 1º ano, diz estar realizada. “Vim pra cá por influência dos meus pais, por ser um colégio bem classificado em São Gabriel, o que  osso dizer é que está sendo maravilhoso”.

Histórico do Colégio da Urcamp/São Gabriel

As atividades escolares iniciaram em 1988. A Fundação Educacional de São Gabriel só se tornou realidade graças à contribuição de Rolino Vieira, que doou dois terrenos e uma casa para que, na época, fosse então construído o prédio das Faculdades que passou a abrigar, também, a Escola de 2º grau. A autorização para o funcionamento como escola foi expressa pelo CEED através da Portaria nº 02482-A, em 08 de março de 1988. Nesse mesmo ano, teve a sua transferência provada para a Fundação Áttila Taborda – FAT, com sede em Bagé, onde passou-se a denominar Escola de 2º Grau da Urcamp. Em 2000 integrou o Curso Técnico em Enfermagem e passou a denominar-se Colégio da Universidade da Região da Campanha/São Gabriel, mantendo três décadas de Ensino médio comprometido com o ensino privado de qualidade para escolares de São Gabriel e região, já que recebe anualmente alunos de outros municípios.

O Ensino Médio é articulado com a graduação da URCAMP e acompanhamento da Comissão Gestora do Campus de São Gabriel além da assessoria pedagógica da Pró Reitoria Acadêmica do Campus Central.