FTGAS realiza reunião com a Urcamp para discutir parceria

Na ocasião, a Plataforma Sou I foi apresentada ao Coordenador do SINE Bagé

Na tarde da última quinta-feira, 18, a Reitora da Urcamp e Presidente da Fundação Attila Taborda, professora Lia Maria Herzer Quintana, juntamente aos Procuradores Jurídicos Dr. Álvaro Pimenta Meira e Dr. Luiz Carlos Pierucci e o Gerente de Campus e Inovação Leandro Pires, estiveram em reunião com o Coordenador da Agência FGTAS/SINE Bagé, Marcelo dos Reis, para a reunião que tinha por objetivo discutir a viabilidade de uma parceria entre as duas Instituições, contemplando as áreas de artesanato e de inserção de trabalhadores no mercado.

A proposta da FGTAS, representada pelo Coordenador Marcelo dos Reis e pelo Técnico do SINE Bagé Paulo de Moura, à Urcamp visa uma parceria que envolva o oferecimento de atividades de qualificação profissional e de preparação para o mercado de trabalho, como a realização de teste vocacional e elaboração de currículo, além de ações que promovam o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA).

Em contrapartida, a Reitora da Urcamp, professora Lia Quintana, ressaltou os trabalhos já realizados na Instituição Comunitária de Ensino Superior, que muito agregam para o mercado de trabalho e contribuem para o aprendizado dos acadêmicos, como a implantação da nova metologia de ensino, a Graduação I, e do ambiente onde todo processo de interação acontece, a Plataforma de Projetos Integrados Sou I.

Na ocasião, o Gerente de Campus e Inovação, Leandro Pires, explicou o funcionamento da SOU I e exemplificou que as pautas da reunião eram demandas que poderiam ser contempladas na Plataforma, de modo que os estudantes trabalhariam, através de projetos integradores, em soluções, como o preparo da oratória para entrevistas de emprego. Ficou, então, o convite para que a Agência realizasse o seu cadastro e já começasse a inserir seus desafios.

Outro ponto relatado pela Urcamp foi o Curso de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência (PcD) e Reabilitação, implantado e realizado pela Instituição desde 2015. A partir dos encontros que são concluídos com um período de estágio, os alunos são preparados para se reinserirem no mercado de trabalho, como é o caso de pessoas que estão em processo de reabilitação – quando executavam uma determinada função, e agora precisam se capacitar para outra.