Plataforma de Projetos Sou I, da Urcamp é lançada em Sant´ana do Livramento

O projeto, considerado inédito no estado, foi apresentado aos empresários da fronteira, pela Reitora, Lia Quintana e o vice-reitor Fábio Paz. O encontro no Hotel Verde Plaza e reuniu também professores e representantes do Campus de Sant´ana do Livramento.

A abertura foi realizada pela Presidente da Fundação Áttila Taborda e Reitora da Urcamp, professora Lia Quintana, que iniciou sua fala de forma direta, dizendo aos empresários que a Urcamp estava fazendo o que o mercado vinha apontando, há algum tempo. “Nós estamos inovando, porque percebemos que o nosso aluno concluía a graduação e saia sem experiência, e isso dificultava a empregabilidade. Com esse formato que estamos implementando o nosso aluno já vai trabalhar projetos reais das empresas, desde o começo do curso escolhido”, explicou.

Lia Quintana refere-se à Graduação I, o modelo acadêmico que começou a ser implantado na Instituição desde o início do ano letivo de 2019, em praticamente todos os cursos, e que já conta com resultados positivos. Atualmente, este formato inovador só é aplicado no Brasil por uma Instituição de Ensino Superior do Paraná. Assim, a Urcamp passa a ser a primeira do estado a desenvolver o modelo, que baseia-se no ensino por competências, ou seja, o estudante passa a atuar como protagonista do processo e o professor, com o auxílio de mentores de salas de aulas, um facilitador, orientando e auxiliando na composição de projetos.

Já a Plataforma de Projetos Integradores Sou I é uma ferramenta utilizada para viabilizar e complementar a Graduação I e foi devidamente explicada aos empresários pelo professor Fábio Paz. É através deste ambiente virtual que a Urcamp ganha a adesão das empresas, pois depositam ali os seus problemas reais e os alunos, em diferentes cursos, vão trabalhar na busca de soluções. Ao final do projeto, os acadêmicos entregam os resultados obtidos. “Isso garante com que o aluno, depois de formado tenha uma experiência e saia muito mais preparado para o mercado, porque além da prática, ele terá um portfólio de projetos em que trabalhou durante a sua formação”, complementou o vice-reitor. Paz, ainda detalhou como funciona as mentorias, na Graduação I. “Qualquer profissional, mesmo não formado, pode trabalhar gratuitamente como mentor, passando aos nossos alunos um pouco da experiência que adquiriu dentro do mercado de trabalho, nas mais diversas áreas e isso contribui muito nesse processo”, salienta.

A apresentação contou também com a presença o Gerente de Campus e Inovação Leandro Pires, um dos colaboradores da Plataforma Sou I, que auxiliou os empresários no cadastro das empresas ao sistema.

O empresariado local esteve representado através das duas maiores entidades de classe da cidade: a Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil) e a Câmera de Dirigentes Logistas (CDL). O Diretor-presidente do Jornal A Plateia e da Rádio RCC, em Sant´ana do Livramento, empresário Antônio Badra, falou com entusiasmo sobre a nova plataforma. “Os nossos empreendedores ficaram muito satisfeitos com a apresentação, e o projeto, é uma mão de obra gratuita para as empresas. Temos uma grande oportunidade de aprendizado para o aluno e a Urcamp está de parabéns pela iniciativa inovadora, então sabemos que isso terá uma grande adesão por parte da nossa classe”, salientou.

O presidente da Acil e CDL, Roberto Fervenza convidou a equipe da Urcamp a realizar a mesma apresentação dentro da sede da entidade, no mês de maio, para um grupo ainda maior de empresários.

Anterior a Livramento, a apresentação da Plataforma de Projetos Integradores Sou I também foi realizada no Campus sede, Bagé, em São Gabriel e Alegrete.