Aluno do Direito em São Gabriel faz estágio na Câmara Legislativa Federal

Trata-se de um programa organizado pela Câmara dos Deputados
destinados a estudantes de graduação e pós-graduação destinado a
proporcionar aos estudantes a possibilidade de conhecer da rotina do
legislativo federal.

A aprendizagem tem duração de 05 (cinco) dias de segunda a sexta feira em
variadas datas do ano, atualmente, são feitas 09 turmas de estágio por
ano.

Durante o estágio são realizadas diversas atividades, tais quais dinâmicas voltadas a resolução de problemas através de consenso, rodadas de discussão sobre temas variados, palestras voltadas a questões democráticas, visita ao plenário para acompanhamento da votação da ordem do dia, gravação do programa televisivo da TV Câmara Ocupação, visita a locais determinados, realização de missões por meio de propostas joviais e inovadoras, simulação do trabalho das comissões temáticas, entre outras diversas atividades que lhe proporcionarão além da experiência única um certificado de 36 horas.

Para participar é fácil e gratuito, a seleção dos participantes é
realizada por meio de indicação dos deputados federais que possuem 2
indicações por semestre, contudo as vagas são limitadas a 70 alunos.

DE acordo com o acadêmico Lorenzo Borges, que teve a oportunidade de fazer parte deste treinamento, a Câmara oferece aos participantes alojamento, alimentação e transporte.

Não bastasse se tratar de uma oportunidade única para apreender sobre
o funcionamento do legislativo nacional, bem como a visita a uma das
cidades mais desenvolvidas arquitetonicamente de nosso país.
O programa possibilita um enriquecimento cultural sem precedentes ao unir participantes de diversos estados, concedendo de tal forma o conhecimento de cada região deste pais. Em minha participação, além do Estado do Rio Grande do Sul se faziam
presentes outros 16 estados com culturas das mais variadas, e que apesar de tamanha distinção entre os participantes era possível a realização de discussões de forma tolerante, respeitosa e convincente sobre qualquer assunto. Agradeço imensamente a oportunidade de poder ter participado da edição de Agosto de 2018  do Programa Estágio Visita da Câmara dos Deputados, alterando o slogan original do programa "Experiência de uma semana. Aprendizado para a vida toda, bem como aptando a emblemática frase de Juscelino Kubitschek "50 anos em 5", o programa e a cidade de Brasília me proporcionaram em uma semana um aprendizado sem igual para toda a vida, e me concedeu uma família de 63 pessoas em 05 dias”, pontua o estudante.