Minicursos de comunicação chamam atenção de alunos de outras áreas

Por Cristiane Ramires, Jéssica Velleda e Victoria Ferreira, estudantes do curso de Jornalismo

A primeira noite do Congrega 2018 foi marcada por minicursos que reuniram como participantes alunos de diversas áreas. Um desses cursos foi “Introdução à realidade virtual”, ministrado pelo jornalista e professor do curso de Jornalismo Lucas Rohan, que tinha como objetivo compartilhar o conhecimento necessário para o futuro, e debater, junto aos estudantes, de que forma esta plataforma pode trazer benefícios para os profissionais, independente de seu ramo de atuação.

Durante o minicurso, Rohan apresentou exemplos de produtos jornalísticos, permitindo que os participantes tivessem a experiência de realidade virtual com óculos próprios para isto. As plataformas que proporcionaram essa interação foram o Google, o Facebook e o Vimeo. Alguns dos exemplos jornalísticos citados, que fazem uso dessa tecnologia de 360°, foram o programa Fantástico e o jornal The New York Times.

De acordo com o professor, a participação de estudantes das mais diversas áreas, como direito e veterinária, além de comunicação, foi uma surpresa boa que enriqueceu a discussão. “O quórum foi bem diversificado e estavam todos curiosos sobre o assunto. Durante o curso, os alunos tiveram suas próprias ideias de como essa tecnologia pode ser aproveitada nas áreas as quais eles estudam”, contou Rohan.

Outro minicurso foi o de “Comunicação nas mídias digitais: os desafios de criar relacionamento e engajamento nas redes sociais”, ministrado pela publicitária Beatriz Campestrini, egressa da Urcamp, com especialização em Mídias Digitais e diretora da empresa Paiol Comunicação. Segundo Beatriz, é uma felicidade por estar de volta à instituição que é o berço de sua graduação. “Poder retornar à Urcamp, depois de 2 anos de formada, compartilhar a minha experiência e o meu conhecimento, tanto no curso quanto no mercado, é muito gratificante”, comentou.

Beatriz acredita que o assunto foi de extrema importância para quem participou do minicurso, onde levou para a sala de aula as suas experiências profissionais em mídias, falou sobre a história e evolução dos meios, abordou temas importantes como as táticas para engajamento, as estratégias de planejamento, dicas para as empresas e, também, para os futuros profissionais da área.