Urcamp, através do Conexão Utech-I, quer colocar a região no cenário da inovação

A utilização do empreendedorismo como forma de inovação. Essa é a proposta do Conexão Utech-I, evento organizado pela Urcamp que acontece de segunda a sexta-feira. Pautado no novo modelo da Graduação-I, a instituição pretende lançar a primeira Incubadora Social da região, que consiste na elaboração de um ambiente em que os alunos dialoguem diretamente com a comunidade, na resolução de problemas e implantação de alternativas empresariais. Por isso, engana-se quem pensa que o Conexão Utech-I tem como contexto e se limita à tecnologia. A discussão se estende ao mercado de trabalho como um todo. Então, trata-se de uma oportunidade para diálogo entre acadêmicos e empresários.

Criação de startups

Conforme o gerente de Campus e Inovação, Leandro Rocha Soares Pires, a partir da programação elaborada, com palestras e oficinas, a instituição pretende trazer à tona um "olhar para o futuro". Isso por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação. Nesse contexto que entra a Urcamp Tech Incubadora Social, cuja finalidade é incentivar os alunos para a criação de startups, ou seja, modelos de negócios que tenham uma uma aplicação direta em seu contexto social. A meta é de que o projeto comece a funcionar a partir da 2020. "O nosso objetivo é de que os alunos já concluam a graduação com uma ideia empreendedora definida", ressalta.

Feira de Profissões e Projetos Integradores

O evento servirá como ponto de partida para que a Urcamp execute as novas metas da Graduação I. Então, a instituição adotará a mesma linha de raciocínio com os eventos já existente. Por essa razão, a Feira de Profissões e a Mostra de Projetos Integradores ocorrerão dentro do Conexão Utech-I. Pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux enfatiza que a proposta da Mostra é de que cada curso apresente um projeto destaque que dialogue com a resolução de problemas na comunidade.
E quanto à Feira, que adotará o mesmo formato de 2018, com a realização dentro do Campus Central, o objetivo é apresentar o trabalho de inovação que cada curso vem desempenhando. A dinâmica do evento, aliás, é totalmente voltada para a comunidade, principalmente para estudantes do Ensino Médio, que estão traçando seus rumos para o Ensino Superior. Inclusive, ela ressalta que, até ontem, 2.150 alunos de escolas da rede pública e privada já tinham confirmado presença para visitações.

Atividades a céu aberto

Durante a semana, a avenida Tupy Silveira, na quadra da Urcamp, estará fechada, pois receberá uma série de atividades ligadas ao Conexão Utech-I. Entre elas, a disponibilização de uma escola-móvel do Sesi/Senai, com o oferecimento de cursos. O espaço também contará com shows e a inclusão do 2º Bagé Fast Food, evento realizado pela Secretaria do Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), comandada por Bayard Paschoa Pereira.

Principais discussões

Sempre às 19h, o Salão de Atos será palco para discussões relacionadas à tecnologia e os desdobramentos a serem resultados nas profissões e nos ambientes sociais. No dia 28, a primeira dessas atividades, ficará por conta de Artur Gibbon, com a abordagem "Ambientes de inovação no desenvolvimento regional". Vice-presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e diretor da Oceantec Parque Tecnológico da Furg, Gibbon possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em 1997, e mestrado em Administração na Universidade Federal e Santa Catarina, em 2002. Atualmente, exerce a função de professor adjunto nível I da Furg.
Na ocasião, ele contextualizará o programa Inova RS, cujo propósito é coordenar as ações dos ecossistemas de inovações existentes nas regiões para realizar um trabalho de forma colaborativa. Nesse sentido, a Reginp atua como articuladora da interação entre o ambiente produtivo e acadêmico, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional dos produtos inovadores em escala global.
No dia 29, é a vez de Daniel Sperb, fundador da Be Formless Inovação Estratégica, com mais de 15 anos de experiência em inovação e educação criativa. A palestra, denominada Be Water, tem como finalidade estabelecer parâmetros práticos e conceituais para aplicação da cultura da inovação estratégica nas organizações, por meio de temas como Designe Driven Innovation e Inteligência Criativa.
No dia 30, a proposta é trazer um "Olhar sobre o futuro", por Cristiano Borges Franco, consultor de inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS). Ele atua como facilitador nas áreas de Gestão da Inovação, Criatividade, Empreendedorismo e Design de Futuros. A ideia de encaixar o tema na programação é traçar uma linha de raciocínio num mundo de infinitas possibilidades em meio a uma sociedade emergente.
Por fim, no dia 31, a pauta estará focada na "Mobilidade Urbana e Tech". O responsável pela discussão será Marcondes Trindade, criador do aplicativo Garupa, o primeiro do segmento de mobilidade urbana 100% desenvolvido no Brasil. O app é conhecido por possuir um modelo de negócio que permite aos interessados se tornarem sócios operadores, cumprindo, assim, um papel de gestor do aplicativo em seu município.

Como se inscrever

Para escolher as atividades, basta que o interessado acesse https://utechi.urcamp.edu.br. No link, consta os valores e as formas de pagamento. Para realização de um evento dessa magnitude, a Urcamp tem como parceiros o aplicativo Garupa; a Ipsillon Y; Reginp; Sebrae e SDI.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA)
9h às 12h e das 13h30min às 21h – Feira das Profissões – Campus Central
13h às 17h – Curso Cozinhando mais que o trivial – Carreta do Sesi/Senai
18h às 22h – Curso de hambúrguer artesanal – Carreta do Sesi/Senai
18h30min – Credenciamento – Central do Aluno
19h – Abertura Lançamento Utech-i – Salão de Atos
19h30min às 20h30min – Ambientes de inovação no desenvolvimento regional – Artur Gibbon (Oceantec/Furg) – Salão de Atos
20h30min às 21h30min – Identidade empreendedora - Lenise Félix Veloso (Sebrae) – Salão de Atos

29 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)
9h às 12h e das 13h30min às 21h – Feira das Profissões – Campus Central
13h às 17h – Curso Cozinhando mais que o trivial – Carreta do Sesi/Senai
13h30min às 17h30min e das 18h30min às 21h30min – Mostra de Projetos Integradores – Saguão Campus Central
14h às 18h – Oficina Sebrae: Empreendedorismo para começar bem (4 horas) – Salão Inovação 3
18h às 22h – Curso de hambúrguer artesanal – Carreta do Sesi/Senai
19h às 20h – Be Water inovação guiada pelo design - Daniel Sperb (Be Formless) – Salão de Atos
20h10min – Pitch Startups e Secretaria do Desenvolvimento e Inovação – Apresentação direta e programas – Salão de Atos

30 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)
9h às 12h e das 13h30min às 21h – Feira das Profissões – Campus Central
13h às 17h – Curso Cozinhando mais que o trivial – Carreta do Sesi/Senai
13h30min às 17h30min e das 18h30min às 21h30min – Mostra de Projetos Integradores – Saguão Campus Central
14h às 18h – Workshop II: IEL Criatividade e Inovação (4 horas) – Sala Inovação 3
18h às 22h – Curso de hambúrguer artesanal – Carreta do Sesi/Senai
19h às 21h – IEL: um olhar sobre o futuro – Cristiano Borges Franco – Complexo cultural Museu Dom Diogo de Souza

31 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)
13h às 17h – Curso cozinhando mais que o trivial – Carreta do Sesi/Senai
14h às 22h – Workshop: IEL Telescópio – Inovação Exploratória (8 horas) – Sala Inovação 3
18h às 22h – Curso de hambúrguer artesanal – Carreta do Sesi/Senai
19h às 20h10min – Mobilidade urbana e tecnologia – Marcondes Trindade (CEO do Garupa) – Salão de Atos
20h10min – Lançamento EAD Urcamp e Encerramento – Salão de Atos

1º DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
13h às 17h – Curso cozinhando mais que o trivial – Carreta do Sesi/Senai
18h às 22h – Curso de hambúrguer artesanal – Carreta do Sesi/Senai