Curso de Farmácia realiza 3ª Mostra de Casos Clínicos Farmacêuticos

A Mostra de Casos Clínicos Farmacêuticos foi lançada a primeira vez no ano de 2016, fruto da disciplinas de Estágio em Farmácia Comunitária, sobsupervisão da professora e farmacêutica Ana Paula Simões Menezes.

Nesse estágio, os acadêmicos exercem atividades profissionalizantes nas Farmácias Comunitárias conveniadas à Urcamp. Uma das ações proposta aos acadêmicos é o acompanhamento farmacoterapêutico de usuários de politerapia, que são usuários de diferentes tipos de medicamentos. O foco dessa atividade é fazer com que o aluno realize o estado de situação do paciente em relação aos problemas de saúde e medicamentos relacionados aos mesmos, e após proponha intervenções farmacêuticas para minimizar ou evitar os possíveis problemas relacionados à medicação. “Nesse momento, o conhecimento da teoria se alia a prática, uma vez que é exercitado um método de evolução de pacientes relacionados a acompanhamento farmacoterapêutico. A metodologia proposta na disciplina fortalece a competência do farmacêutico clínico, sendo essa a tendência do novo farmacêutico no mercado de trabalho”, salienta Ana Paula.

A 3ª Mostra de Casos Clínicos Farmacêuticos ocorreu na noite de 20 de novembro, no salão de Atos da Urcamp. No total foram apresentados 18 casos clínicos envolvendo usuários de medicamentos no contexto comunitário e hospitalar. A disciplina de Estágio em Farmácia Hospitalar, sob sob supervisão dos professores Ana Carolina Zago e Guilherme Cassão, também vincularam-se ao evento, e para a próxima edição, haverá o Estágio em Análises Clínicas.