Hospital Universitário da Urcamp irá recepcionar a procissão de Nossa Senhora Auxiliadora na noite de hoje

A fé e a esperança são sentimentos essenciais em tempos de angústia e quando estamos na luta para combater um inimigo perigosamente invisível. Diariamente, nossos guerreiros que transitam pelos corredores hospitalares, enfrentam não só o coronavírus, mas seus próprios medos, na tarefa crucial de salvar vidas. O Hospital Universitário da Urcamp, mantido pela Fundação Attila Taborda, é referência em saúde e vence batalhas a cada minuto. Maio, por sua vez, que é o mês das mães, traz consigo a data de 24 como dia de Nossa Senhora Auxiliadora, a co-padroeira de Bagé, que irá abençoar paróquias, hospitais e locais da comunidade, com sua passagem em procissão hoje, desta vez, em carreata.

Assim que o itinerário da carreata foi anunciado, lá estava o Hospital Universitário da Urcamp no caminho a ser abençoado. A Gestão do HU, por sua vez, entendendo a importância de contemplar Nossa Senhora Auxiliadora e resgatar fé e esperança em sua passagem, organizou uma carinhosa recepção à co-padroeira. Na fachada do Hospital Universitário, será projetada a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, além de um banner de dois metros de altura, exposto em frente ao HU. Nossa Senhora estará iluminada, assim como o céu, com um canhão de luz para celebrar a chegada da co-padroeira. O momento contará, ainda, com a musicista Mila Centena, que, com voz e violão, estará no alto da escadaria do Hospital, cantando composições que acalentam.

“Já que fomos contemplados - uma mantida da FAT - com a passagem da Procissão, é o nosso dever recepcioná-la; mostrar a importância dEla neste momento. Além dos protocolos que temos que ter para lutar contra o inimigo, precisamos ter fé e esperança. Essa nossa co-padroeira nos dá isso; por isso é importante fazer essa recepção. Eu conclamo para que, de carro, de preferência, a comunidade passe em frente ao Hospital Universitário, porque o momento não será somente na passagem da Nossa Senhora Auxiliadora, mas teremos essa cerimônia com o antes, o durante e o depois, para que as pessoas venham rezar, orar e contemplar o trabalho de cada um, mas com os devidos cuidados, de máscara, respeitando o distanciamento. Isso é o que nos dá mais força para seguir a caminhada, porque não está fácil. Há consequências mental e espiritual, e esse é um momento de mostrar a nossa fé e a nossa esperança”, afirma Isabel Messias, idealizadora da recepção à Nossa Senhora Auxiliadora e gerente financeira do HU.

A cerimônia terá início com a missa das 17 horas e, na sequência, o itinerário irá cumprir um roteiro que contempla 14 lugares, dentre Paróquias, hospitais e pontos da comunidade, na seguinte ordem: Saída do Auxiliadora, UPA, Par. São Pedro, Semanário São José, Par. Sagrada Família, Capelania, Hospital Santa Casa, Biblioteca Pública, Imba, Casa de Cultura, Par. da Conceição, Hospital Universitário, Catedral, Par. São Judas, Santuário e retorno à Auxiliadora.

Mantidos pela Fundação Attila Taborda, o Museu Dom Diogo de Souza e o Hospital Universitário da Urcamp se reuniram para organizar a recepção à passada de Nossa Senhora Auxiliadora, em um ambiente de fé e esperança frente à Instituição de saúde. “Eu acho importante essa recepção que nós estamos fazendo à passagem da Procissão motorizada da Nossa Senhora, porque quando foi criado pelo padre Aquino, era um momento parecido com este nosso, pois foi em uma guerra, para que os soldados voltassem com saúde e vida para suas famílias. Agora, estamos em uma guerra, lutando contra o inimigo invisível, com armas brancas, que são todos aqueles protocolos”, relembra Isabel.

Outro momento importante que marca a passagem de Nossa Senhora Auxiliadora são as velas - tradição antiga, que nasceu em tempos de guerra. Agora, enquanto se enfrenta um inimigo mundial e invisível, cujos campos de batalha são os hospitais, nasce, junto à parceria com a escola Cavalinho de Pau, uma luz de esperança, através das mãos de suas crianças. Em apoio ao Hospital Universitário, os pequeninos da Escola entregaram na sexta-feira, 21, o material que irá acender as luzes no HU. “Esse momento marca não só a participação da Fundação Attila Taborda, mas a escola Cavalinho de Pau, que na educação infantil não trabalha a religião, mas trabalha a fé e a esperança. E nesse momento, essas crianças foram solidárias a fazer os enfeites para as velas”, comenta Isabel Messias sobre a parceria com a escola.

A entrega dos castiçais foi feita pela proprietária da escola Cavalinho de Pau, Fernanda Barbosa, e pela coordenadora pedagógica, Liliane Costa, que, na ocasião, contaram sobre a felicidade de contribuir levando esperança ao Hospital Universitário. “As professoras pararam os conteúdos da semana para trabalhar a parte pedagógica com a confecção. Para nós, foi muito gratificante, neste momento que estamos passando, fazer com que as crianças participem e possam levar uma luzinha de esperança e conforto para as pessoas que estão lá dentro do Hospital. Essa luz da vela, que lá atrás o padre Aquino Rocha pediu para as mães deixarem em suas janelas para o retorno de seus filhos, hoje somos nós que as colocamos no Hospital Universitário, para que todas essas pessoas que estão lá dentro, tenham a esperança de vida, e que essa pandemia passe logo. É uma alegria muito grande para a nossa escola participar dessa festividade à co-padroeira Nossa Senhora Auxiliadora e poder levar, de nossas crianças, uma luzinha, um conforto, um acolhimento para cada enfermo que está no hospital e, por tudo isso, somos gratos”.

Esta cerimônia de recepção reúne a parceria entre Hospital Universitário e Museus da Urcamp, e conta com o apoio da Escolinha Cavalinho de Pau, Ivã Art&Som, Atitude Propaganda, Serginho Lackmann e Mila Centena. O encontro será ao anoitecer de hoje, dia 24 de maio.