HU prepara recepção à Nossa Senhora Auxiliadora

Neste ano, a tradicional Procissão à co-padroeira de Bagé, Nossa Senhora Auxiliadora, consistirá em uma carreata ao anoitecer do dia 24 de maio, próxima segunda-feira. A cerimônia terá início com a missa das 17 horas e, na sequência, o itinerário irá cumprir um roteiro que contempla 14 lugares, dentre paróquias, hospitais e pontos da comunidade. Mantidos pela Fundação Attila Taborda, o Museu Dom Diogo de Souza e o Hospital Universitário da Urcamp se reuniram para organizar uma recepção à passagem de Nossa Senhora Auxiliadora, em um ambiente de fé e esperança frente à instituição de saúde.

Na fachada do Hospital Universitário, será projetada a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, além de um banner de dois metros de altura. Nossa Senhora estará iluminada, assim como o céu, com um canhão de luz para celebrar a passagem da imagem da Santa. O momento de chegada também será ao som da musicista Mila Centena que, com voz e violão, estará no alto da escadaria do Hospital Universitário.

Outro momento importante que marcará a passagem de Nossa Senhora Auxiliadora são as velas - tradição antiga, que nasceu em tempos de guerra. Agora, enquanto se enfrenta um inimigo mundial e invisível, nasce, junto à parceria com a escola Cavalinho de Pau, uma luz de esperança, através das mãos de suas crianças. Em apoio ao Hospital Universitário, os pequeninos da Escola entregaram, na sexta-feira, 21, o material que será aceso junto ao HU.

A cerimônia de recepção reúne a parceria entre Hospital Universitário e Museus da Urcamp e conta com o apoio da Escolinha Cavalinho de Pau, Ivã Art&Som, Atitude Propaganda, Serginho Lackmann e Mila Centena.

A coordenação do evento idealizou o momento como forma de homenagear Nossa Senhora em sinal de respeito e agradecimento em nome dos pacientes e funcionários da saúde. “Já que fomos contemplados pela procissão com a passagem em frente ao hospital, é muito importante dar essa atenção de recepção porque significa fé e esperança, que é o que precisamos neste momento”.

Ela convida a população a participar da carreata e participar da recepção preparada junto ao hospital. A previsão é de que a procissão passe no local entre 17h e 17h30min, mas a recepção segue após às 18h, com a projeção da imagem e acompanhamento musical.

Origens da tradição

Para quem não conhece os costumes de Bagé, passear pelo centro da cidade na noite de 24 de maio pode ser curioso e instigante, com as milhares de velas iluminando as janelas das casas. Mas apesar de ser um espetáculo à parte, a tradição teve início durante um conturbado momento da história – a Segunda Guerra Mundial.

A história conta que o padre Aquino Rocha, em 1943, convidou a população a ornamentar as fachadas das casas para homenagear Nossa Senhora Auxiliadora e os cerca de 20 militares que partiram do município para participar, junto à Força Expedicionária Brasileira, do conflito bélico que se desenvolvia na Europa.

Mas a devoção pela santa remonta há décadas antes da tradição iniciada pelo padre, com a chegada da rede salesiana no município, nos primeiros anos do século XX. O carinho e o reconhecimento pela santa, que dá nome a uma escola e uma igreja da comunidade salesiana, foi tamanha que culminou com o título de co-padroeira da cidade, junto a São Sebastião.

Itinerário da procissão

Com saída do Auxiliadora, UPA, Par. São Pedro, Semanário São José, Par. Sagrada Família, Capelania, Hospital Santa Casa, Biblioteca Pública, Imba, Casa de Cultura, Par. da Conceição, Hospital Universitário, Catedral, Par. São Judas, Santuário e retorno à Auxiliadora.