15ª Mostra de Iniciação Científica inicia com grande número de participantes

 

Por Murilo Alves, Cristiane Ramires e Nadine Posqui, estudantes do curso de Jornalismo

 

A noite desta segunda-feira, dia 22 de outubro, marcou o início da 15ª edição da Mostra de Iniciação Científica (MIC), evento que integra a programação do Congrega Urcamp 2018. Ao todo, 61 trabalhos, divididos entre as áreas das Ciências Agrárias, Sociais Aplicadas, Biológicas e também das Engenharias, foram expostos. A atividade reuniu diversos alunos oriundos de cidades e instituições de ensino da região.

 

Um desses alunos é Artur Ramos Molina, acadêmico do 10° semestre do curso de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Molina participou da mostra pela primeira vez apresentando o artigo ‘’Inventário Faunístico de Borboletas’’ e classificou a experiência como muito interessante. O estudante destacou, ainda, que ficou surpreso com a quantidade de participantes e de trabalhos expostos.

 

Quem também estreou na mostra foi a acadêmica do 9° semestre do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Eloisa Defendi, que expôs a pesquisa “Análise Físico-química e Microbiológica das Águas Subterrâneas no Município de Santana do Livramento”. A estudante disse que achou interessante a diversidade dos temas expostos e também evidenciou a importância de participar da MIC. ‘’É um evento bastante conhecido e agrega muito ao currículo, já que acontece em uma das principais instituições da região’’, pontuou.

 

Representando a Urcamp, Filipe Torbes Idalgo, acadêmico do 4° semestre de Ciências Biológicas, falou sobre o “Levantamento da Eutomofauna no Arroio Bagé”, estudo realizado em parceria com Lucas Valério, acadêmico do mesmo curso. Idalgo participou da MIC pela segunda vez e explicou que a ideia de submeter o trabalho não amplia apenas a sua experiência no campo da pesquisa, mas também deixa subsídios para possíveis ações de conservação ambiental no município.

 

Durante a programação de terça-feira, aconteceram as apresentações de trabalhos da MIC do curso de Medicina Veterinária. Para a aluna Gabriela Roloff, estudante do 6º semestre e autora do projeto “Influência da nutrição no período gestacional em bovinos”, é importante ter a oportunidade de apresentar trabalhos em um evento como esse. “É ótimo porque a pesquisa faz aprender mais sobre a área estudada”, ressalta a aluna.



Para Aline Pereira, também acadêmica do 6º semestre do curso e autora da pesquisa sobre “Inspeção post mortem em bovinos”, que fala sobre o período pós abate dos animais, é importante apresentar trabalhos no Congrega pois o aluno já vai treinando para a defesa do TCC. “É a primeira vez que apresento meu trabalho, isso ajuda a ter mais domínio sobre o que pesquisamos e também faz com que se tenha cada vez mais interesse sobre a área”, destaca.



Segundo a avaliadora Eliana Silveira, coordenadora e professora do curso de Agronomia da Urcamp, é de fundamental importância a essa inserção científica dos estudantes no Congrega. “Inserir o aluno na pesquisa e extensão é importante para o desenvolvimento do futuro profissional de cada um”, acrescenta Elianinha, que faz parte, ainda, do corpo docente da Medicina Veterinária.