Congrega Online 2k20 Urcamp inicia na segunda-feira com 1,3 mil inscritos

Adaptado aos formatos do momento, o Congrega Online 2k20 Urcamp começa nesta segunda-feira, dia 26, e se estende até sexta-feira, dia 30, como uma grande oportunidade para disseminação de conhecimento. Em sua 16ª edição, o evento conta com aproximadamente 1,3 mil inscritos e servirá para troca de ideias, apresentação de trabalhos e para abrir discussões de um mundo que passa por transformações cada vez mais aceleradas, em parte pela pandemia causada pelo coronavírus.
Nesta edição, o Congrega contará com os já tradicionais espaços reservados para divulgação de pesquisas científicas. Se encaixam nesse contexto a 14ª Mostra de Iniciação Científica Júnior (MIC Jr.), voltada para estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico de estudantes em processos de pesquisa científica; 16ª Mostra de Iniciação Científica (MIC), para estudantes de graduação; 14ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores e 16ª Jornada de Pós-Graduação.
O objetivo do evento é promover conhecimentos sobre aspectos culturais, inovadores, tecnológicos e sustentáveis para atuar na resolução de problemas da comunidade e estabelecer a integração do conhecimento técnico científico para a comunidade acadêmica em geral. Em decorrência da pandemia de covid-19, a edição deste ano será totalmente virtual. Porém, isso também possibilitou a diversificação da programação e facilita a participação de quem não mora em Bagé, visto que será realizada pela internet. Isto também acarretou na diminuição dos custos do evento, o que refletiu diretamente no valor da inscrição, que caiu quase 50%.

Foco em ambientes virtuais

Novidade na programação, a edição de 2020 contará com o 1º Congresso de Sustentabilidade, Inovação e Transformação Digital. A partir desta edição, a temática será focada nestes assuntos principais, que serão trabalhados, de forma mais específica, a partir das palestras e mesas redondas realizadas. Por exemplo, esta primeira edição do congresso trará, na quinta-feira, 29, durante os turnos da tarde e noite, abordagens sobre Saúde e Educação. Já na sexta, 30, dia do encerramento oficial do evento, o enfoque será Sustentabilidade, Inovação e Transformação digital.
Outra novidade do evento foi ampliar a apresentação dos trabalhos para plataformas virtuais, como o YouTube e o Google Meet. Ou seja, além da tradicional banca de avaliadores, a comunidade também poderá interagir com os trabalhos.
Coordenadora da 16ª edição do Congrega, Anabela Silveira de Oliveira Deble ressalta que o desafio foi grande, visto à pandemia causada pela covid-19. No entanto, enfatiza que a organização se adaptou a esta circunstância e elaborou uma programação que atende às necessidades atuais do público participante. “O desafio é enorme, tendo em vista que a Pandemia da covid-19 não permite aglomerações. No entanto, há benefícios, como estarmos disponibilizando para a comunidade acadêmica e a comunidade externa uma programação diferente e inovadora que pode ser assistida de casa”, contextualiza.
Nesse sentido, Anabela destaca o tema "Sustentabilidade, Inovação e Transformação Digital”, no intuito de reunir conhecimento para a comunidade. “Além das palestras com assuntos referentes à Saúde, Educação, Sustentabilidade e Transformação Digital, que em tempos de pandemia, são extremamente importantes no âmbito da qualidade de vida. Estamos com quase 1.300 participantes, e isso é o resultado de uma grande organização da comissão do Congrega”, observa.

“Sala de Redação” será responsável por cobertura

Fruto de uma iniciativa do curso de Jornalismo, em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Urcamp, o Projeto de Ensino e Extensão “Sala de Redação Jornalismo no Congrega” será responsável por levar ao público tudo que acontecerá nesses cinco dias de evento.
Coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, Glauber Pereira explica que o trabalho será desenvolvido em diversas plataformas. Com atuação de 20 alunos, respaldados pelos professores e os jornalistas Chrystian Ribeiro e Jéssica Pacheco (da Ascom), serão elaboradas, diariamente, reportagens e entrevistas para veiculações no site, jornal impresso e redes sociais do Jornal Minuano; redes sociais da Urcamp e imprensa regional.
No âmbito do audiovisual, Pereira antecipa que os alunos irão focar em conteúdos de audiovisual, como pequenas entrevistas feitas em vídeo e cobertura fotográfica. O planejamento prevê, ainda, produção de conteúdo para rádios. Nesse contexto, o coordenador do curso informa que as rádios Clube, Cultura e PopRock já confirmaram que utilizarão o material que for produzido pelos estudantes, relacionado ao Congrega.
O projeto Sala de Redação será desenvolvido durante todo o dia, pela plataforma Google Meet. Será neste ambiente que professores, alunos e jornalistas envolvidos planejarão todas as tarefas da cobertura do evento. Também servirá como subsídio um grupo no WhatsApp, criado especificamente para debater sobre as ações do projeto. “Por ser da área da Comunicação, o curso de Jornalismo tem essa característica de acompanhar às transformações digitais. Viemos discutindo isso há mais tempo. Claro, a virtualização causa pela pandemia foi repentina, mas esses tipos de plataformas já vêm sendo praticadas pelo Jornalismo. O distanciamento amplia e dá uma visão mais real, pois será a primeira virtual pela Urcamp. É uma grande oportunidade para mostrarmos nossos resultados, nossa resiliência, de como conseguimos nos adaptar a essa realidade. Acredito que é um desafio bom”, conclui.

SEGUNDA-FEIRA (26/10)

- 19h às 19h10min– Canal Youtube Congrega – Abertura: V. Maga – Reitora Lia Herzer Quintana – Coordenação: Ascom

- 19h10min às 19h50min – Canal YouTube Congrega – Palestra: Dra. Denise Gigante (Ufpel) – Coordenação: Ascom

- 20h10min às 22h – Canal YouTube MIC - 16ª Mostra de Iniciação Científica (MIC) – Coordenação: Dra Vera Bortolini e Dr. Guilherme Bragança