Ex-aluno da Urcamp ministra Aula Inaugural da Administração e Ciências Contábeis

O ultra maratonista e empresário Leandro Azambuja relatou técnicas de inovação e empreendimento. A palestra também marcou os 14 anos de atuação da Consultoria Jr da Urcamp na região.

A Aula Inaugural dos cursos de Administração e Contábeis foi no salão da AABB e reuniu alunos e professores, num ato conjunto, e com a abordagem de incentivo e motivação para quem pensa em empreender, independente da área.

Leandro Azambuja montou, há sete anos, o Grupo Corra e Viva em Bagé e nesse período acumula uma recente, porém intensa, trajetória de sucesso. O grupo de corredores de todas as idades ganha cada vez mais adeptos, com atletas que competem no Brasil e no exterior, além dos que praticam o esporte apenas para manter um ritmo de condicionamento físico e um corpo saudável. E a atividade virou negócio. Na sua abordagem, destacou três pilares que considera fundamentais para a implantação de qualquer ideia quando se quer empreender ou investir: produto, audiência e venda.

O produto, segundo o palestrante, é o projeto em si, que precisa obter audiência, ou seja, ser visto por um maior número de pessoas, para que seja vendável no final. As dicas incluem como trabalhar corretamente o grande alcance das redes sociais e mídias digitais, tão presentes e indispensáveis nos dias atuais, principalmente como veículo de marketing e divulgação. A criação de conteúdos direcionados ao público que se quer atingir também foi apontado como um dos artifícios para se obter sucesso na web.

Azambuja se formou, em 2010, no curso de Educação Física da Urcamp e relatou, ainda, o orgulho de retornar à Instituição, agora como palestrante. “É importante essa troca, às vezes o aluno ouve falar em empreendedorismo mas não sabe como executar, como criar. E esse é o nosso papel hoje aqui”, relata.

Além de se adequar aos conteúdos que norteiam a Administração e Contábeis, o tema “Inovação e Empreendedorismo” está dentro do universo que move a Consultoria Jr, que nesses 14 anos de atuação em mais de 20 cidades da região, já prestou atendimento e consultoria para um número que supera as 13 mil micro e pequenas empresas. “A vantagem principal do empresário, micro-empresário e comerciante é que ele tem, através da Consultoria Jr, um trabalho de qualidade, inovador, atualizado. Para ele é flexível porque fornecemos as ferramentas para que trabalhe da forma mais correta e organizada. Nosso papel é fomentar o sucesso das empresas e viemos conseguindo isso nesses anos todos”, explica com entusiasmo o professor João Henrique Mendes Costa, que coordena a Consultoria Jr desde sua criação, em 2004.

Mas para quem estuda, o benefício em participar da consultoria também resulta em conhecimento. Carolina Pinto está no 7º semestre de Administração e é a atual presidente da Consultoria. Ela conta que o contato com os empresários amplia a vivência do administrador. “Em sala de aula a gente aprende muita teoria e na Consultoria a gente consegue ter uma visão prática, a visão do gestor no seu negócio, que amplia muito o horizonte, a gente se coloca no lugar do empreendedor e isso nos enriquece muito o currículo e a experiência”, justifica.

Além dos coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professores Rita Jorge e Marcus Vinícius Chaves, a Aula Inaugural também contou com a presença da Pró-reitora de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professora Elisabeth Drumm e da Vice-reitora da Urcamp, professora Núbia Juliani, que nessa atividade representou a Reitora Lia Quintana, que cumpre agenda fora da cidade.