Inovação e tecnologias são utilizados em CPPs

As aulas virtualizadas estão cada vez mais dinâmicas e interativas na Urcamp. Na última sexta, 25, duas Competências Pessoais e Profissionais – CPPs, foram unidas pra uma aula diferente, com o analista de inovação Cristiano Borges Franco, de Porto Alegre. Ele realizou uma série de atividades, com dinâmicas, utilizando teletransporte de salas com os acadêmicos, sempre com o intuito de provocar e estimular a inovação, nas mais diferentes áreas de atuação.

A aula aconteceu dentro da CPP de Inovação e Criatividade, ministrada pelo professor Leandro Pires e CPP de Transformação Digital, ministrada pelo professor Fernando Fagonde.

A estudante Vanessa Mantovani, da Psicologia aprovou a ideia de ser estimulada à percepção de novas ideias. “Instigante, provocativa, dinâmica, leve. A aula com o professor da área de inovação, Cristiano Borges Franco, despertou o pensamento divergente a respeito da realidade que nos cerca, e nos fez ponderar a respeito do novo ”eu" que emergirá a partir dessa crise provocada pela pandemia do Covid-19. Além disso, nos levou à reflexão de que a inovação se faz mais urgente hoje do que nunca, pois empresas que não se adaptarem ao mundo pós-covid, tenderão a desaparecer. Aulas como essa são essenciais, pois proporcionam interação com profissionais atuantes em outras cidades, oportunizam conhecer realidades diferentes da nossa e tornam o aprendizado mais prazeroso”, descreve.

O professor Fernando Fagonde diz que a ideia é ampliar horizontes em novas formas de pensar e agir. “Nossa experiência, com a parceria do Cristiano, foi excelente. Ele conseguiu abordar, com uma sensibilidade ímpar, o momento que estamos vivendo e conduzir as expectativas dos nossos estudantes para o "novo normal" que já nos envolve. O feedback de quem participou foi muito bom e a condução da aula envolveu todos num ritmo e conteúdo ao mesmo tempo empolgantes e desafiadores”, relata

Este formato, com a experiência de quem está no mercado, traz uma série de experiências e vivências aos estudantes, explica o professor Leandro Pires. “Convidamos o Cristiano Borges Franco para trazer algo diferente, conectando com o que já estamos desenvolvendo e que pudesse colaborar com as competências pessoal e profissional.Trouxemos um tema latente hoje: Inovação. E como estamos vivenciando essa transição e transformação pelo momento atual, planejamos a aula "A inovação da inovação", fazendo provocações leves, como, por exemplo: "Que novo eu emerge disso tudo?".