Bem-vindo! Hoje é domingo, 25 de agosto de 2019

URCAMPING 2019: O prazer do Esporte de Aventura

Não é qualquer pessoa, em certo sentido, que pode praticar o esporte de aventura. Os esportes de aventura devem ser praticados ao ar livre, a céu aberto.

Esporte de Aventura é um termo usado para definir aqueles tipos de esportes com maior grau de risco físico, que geralmente estão relacionados a alturas, velocidade e esforço físico. São atividades responsáveis por estimular hormônios como dopamina, endorfina e serotonina no nosso corpo. Também não é qualquer pessoa que pode praticá-lo, é importante ter um preparo físico e mental específico para cada grau de aventura.

Com o intuito de oportunizar novas experiências e capacitar os profissionais da área da Educação Física com o que existe de mais atual em atividades físicas e esportivas, a Urcamp, por meio do curso de Educação Física, promoveu, nos dias 15 e 16 de junho, a 4ª edição do URCAMPIMG.

Esse evento contou com a presença de mais de 40 acadêmicos do Curso de Educação Física da Urcamp, e com a presença dos professores responsáveis Adriano Teixeira e José Alexandre Barros, que coordenam as atividades na natureza.

Dentre as atividades, foram desenvolvidas Mountain Bike, Cross Crountry, Rapel, Falsa baiana, Pista de Orientação, Oficina de Socorros de Urgência e atividades de sobrevivência, destacando o aspecto de cooperação, coletividade e equipe que essas atividades proporcionam.

Além das atividades que compõem conhecimentos promovidos pelo Curso de Educação Física na formação geral de seus alunos, o URCAMPING conta com atividade de acampamento, gincana competitiva e atividades festivas.

Contando com o maior controle sobre a segurança dos participantes e todas as atividades, o evento foi realizado na localidade da Serrinha, na fazenda Bella Cascata, na cidade de Santa Margarida do Sul, espaço tradicional e oficial do evento.

Destacamos a essencial parceria do evento com a Prefeitura Municipal de Santa Margarida do Sul, que, de forma ímpar, possibilitou a realização dessa atividade, apoiando de forma singular, desde a cedência de Ambulância, transporte de pessoas e de materiais, bem como a organização das estradas da zona rural do município que levam até o local da realização. A Prefeitura de Santa Margarida do Sul é um grande incentivador da prática de atividades físicas voltadas para o lazer e para a saúde da população, apoiando sempre esse tipo de iniciativas que em muito ajudam a transformar a realidade local e regional.