Lia Quintana recebe Comenda do Corpo de Bombeiros do Estado

A Comenda, considerada a mais alta honraria entregue pela corporação, foi concedida, ontem, em Sant´ana do Livramento, e contou com a presença do Comando Maior dos Bombeiros do Rio Grande do Sul.

 

A solenidade aconteceu nas instalações do 10º Batalhão de Bombeiros Militares, e reuniu as principais lideranças da metade sul. Personalidades que se destacaram onde atuam por serviços prestados à comunidade. Os homenageados foram classificados por suas cidades de origem, como Uruguaiana, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Quaraí. Representando Bagé, o reconhecimento da Brigada Militar à Reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, única civil a receber a medalha de honra ao mérito, juntamente ao Sargento César Vasconcelos, Comandante do 1º Batalhão da 3ª Cia dos Bombeiros.

A honraria foi uma proposição da corporação dos bombeiros de Bagé, comandada pela Major Selenir Abreu da Rosa e foi aprovada por unanimidade. “Nós sempre tivemos o apoio da Reitora. Este auxílio vem de várias formas, como no nosso projeto Bombeiros Mirins, onde sempre ofereceu gratuitamente os espaços da Urcamp para nossas formaturas. Também nos apoia concedendo descontos aos nossos bombeiros, para que possam cursar o Ensino Superior e assim, ascenderem nas suas profissões”, revela a comandante.

O Tenente-coronel Max Meinke, que por muito tempo comandou a guarnição de Bagé, destacou a importância desta distinção. Ele agora responde pelo Comando Regional dos Bombeiros, em Sant´ana do Livramento. “É o reconhecimento nosso às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da corporação, é considerada a mais alta condecoração dos bombeiros à civis”, revela.

A Reitora Lia Quintana foi receber a homenagem junto de sua companheira Isabel Messias, e atribuiu a homenagem ao trabalho que vem sendo realizado com sua equipe, junto à gestão da Urcamp. “Todo o dia damos o nosso melhor, quando a gente recebe um reconhecimento assim, a gente vê que a nossa dedicação é reconhecida. Nós, que temos um cargo de gestão, precisamos fazer com que nossas ações retornem de alguma forma em benefício da comunidade. Ser reconhecida pela Instituição que tem mais credibilidade no país, é uma grande honra”, enfatiza.

Na oportunidade, o comando maior dos bombeiros no estado, através do Cel. César Eduardo Bonfanti, realizou a entrega de uma viatura leve ao comando dos Bombeiros de Rosário do Sul e cerca de R$ 500 mil reais em equipamentos de combate ao incêndio, salvamento e resgate, para a corporação de Livramento.