Urcamp promoverá imersão em inovação na Rainha da Fronteira

Durante os dias 28, 29, 30 e 31 de outubro, o Conexão Utech-I promete propor um grande acontecimento de inovação, ao mesmo tempo em que irá reunir outros dois eventos, no mesmo espaço: a Feira das Profissões 2019 e a Mostra de Projetos Integradores. Nessa atmosfera, a Urcamp se coloca como pioneira para lançar, durante a programação, a primeira Incubadora Social da região.

Criador e criatura num mesmo ambiente, cercados de linguagens tecnológicas, onde a futuração e a inovação parecem ser o lema central do universo que está sendo projetado. E nesse contexto, a Urcamp busca se conectar com o novo ambiente proposto pelo seu ecossistema, a partir da Graduação I. O nome Conexão Utech – I é uma referência à Urcamp Tech Incubadora Social, que será lançada durante o evento de inovação e consiste num projeto para incentivar a criação de empresas, a partir de 2020.

O evento pretende trazer, para Bagé e região, um ponto de referência para discussões sobre cultura de inovação e criatividade. Para isso, uma série de atividades está sendo programada, o que envolverá acadêmicos, professores, empresários, atuais e futuros empreendedores e comunidade, de forma geral. A agenda inclui palestras, workshops, pitch de startups, cursos, enfim, uma verdadeira imersão no empreendedorismo do futuro.

A reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, está otimista com ideia de promover o desenvolvimento de pessoas e, dessa forma, incentivar o crescimento regional, um dos papéis da Instituição. "Queremos fazer com que o Conexão estimule as pessoas a criar. Vamos oferecer um ambiente que reforça isso, através de discussões, ideias, troca de experiências e cases que estão em sintonia com a realidade das empresas, dos negócios, do mercado atual", explica.

O gerente de Campus e Inovação, Leandro Rocha Soares Pires, diz que a ideia é fornecer ferramentas à comunidade para fomentar conhecimentos. "A ideia é fazer com que Bagé, através da Urcamp, esteja no radar da inovação. E, assim, faça com que a nossa região ganhe destaque no cenário estadual, com forte incentivo ao empreendedorismo, criatividade e tecnologia, dentro desse momento acelerado que vivenciamos no mundo dos negócios e das profissões do futuro", comenta.

Feira das Profissões

Que tal sentar numa bancada de telejornal e vivenciar a experiência de apresentar um programa de notícias? Ou aprender técnicas de primeiros socorros, dentro da área da saúde? É ainda possível conhecer, por exemplo, manejos de solos, pastagens, sementes. Ou mesmo técnicas de plantio. Tudo isso estará acontecendo em paralelo ao Conexão Utech – I, através de mais uma edição da Feira das Profissões da Urcamp, que é voltada para o público estudantil, com foco, principalmente, no Ensino Médio.
O evento, já consolidado na região, acontecerá nas dependências da Instituição, através da visitação dos colégios, quando o intuito será oferecer um ambiente onde os estudantes possam conhecer, a fundo, a realidade de cada profissão, do mercado de trabalho e áreas de atuação, através dos seus mais de 20 cursos. O estudante terá acesso, por exemplo, às metodologias e tendências de futuro.
Uma oportunidade para quem ainda não está decidido sobre qual carreira seguir é o que reforça a pró-reitora de Ensino, Virgínia Dreux. "Todos os cursos estão se organizando para mostrar aos visitantes o dia a dia da sala de aula e das profissões, do mercado de trabalho. Os alunos irão poder ver o que está sendo trabalhado na Graduação I, que é a prática sendo vivida em sala de aula e a inovação no Ensino Superior", destaca.

Mostra de Projetos Integradores

A Mostra de Projetos Integradores, também está dentro do Conexão Utech – I. No primeiro semestre, foram mais de 180 trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Graduação I, o modelo acadêmico inovador implantado pela Urcamp no início do ano letivo. Os 10 melhores serão apresentados durante o evento. São projetos reais direcionados às empresas e instituições que lançaram suas demandas na plataforma SOU I da Urcamp. Os alunos trabalharam na busca de soluções e mostram o resultado dos estudos.
As inscrições e a programação completa para o Conexão Utech – I Urcamp já estão abertas através do site (utechi.urcamp.edu.br) e as vagas são limitadas.