Atividade que desmistifica o TCC é tema em minicurso do evento

Produção deste material pode e deve ser enfrentado com naturalidade, segundo instrutores

Por Távisson Esteves, acadêmico de Jornalismo

Frutos da casa, os professores de Sistema de Informação Cristian Cláudio Ribeiro e Maria Elaine Leon aplicaram, na tarde de ontem, durante o Congrega 2018, o minicurso “Chegou o TCC, e agora? Como despertar o processo criativo”.

Trabalhos de conclusão de curso causam noites mal dormidas a muitos alunos de ensino superior. Pensando nisso, professores egressos da Urcamp reuniram técnicas para tornar mais leve a produção destes materiais. Utilizando a tática “Tempestade de Ideias”, alunos abrem leques de variedades para a feição de seus trabalhos, segundo a docente Maria Elaine, que é coordenadora do curso de Sistemas de Informação. Ela reforça que “proporcionando a liberação de ideias e amenizando o medo, alunos são capazes de produzir materiais maravilhosos”.

Para a aluna Valentina Colares, a dificuldade de produzir um trabalho de conclusão de curso preocupa até mesmo pessoas que recém ingressaram na faculdade, mas as formas de realização apresentadas foram muito interessantes. “Consegui encontrar e despertar minhas ideias. Decidi participar por curiosidade e saí com uma grande experiência”, afirma.