Fernanda Melchionna destina cerca de R$ 900 mil para o Hospital Universitário

O Hospital Universitário (HU), mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), vai ampliar o atendimento nas áreas de cuidados paliativos e doenças infectocontagiosas, através de duas emendas parlamentares de autoria da deputada federal Fernanda Melchionna, do PSOL, que destinam, aproximadamente, R$ 900 mil, em recursos do orçamento da União, para a instituição. Em solenidade realizada na quinta-feira, 21, uma placa em referência à destinação dos recursos foi inaugurada no 'Muro da Solidariedade', espaço criado pela direção do HU para homenagear benfeitores.
Fernanda explica que o valor de uma das emendas já foi liberado. A outra emenda deve ser transferida para o HU em 2020. A deputada destaca que definiu a indicação, em articulação com Leonardo Nunes (Gam), liderança local do PSOL, por reconhecer o trabalho de reconstrução empreendido pela gestão do hospital. "Acompanhei toda a situação pela imprensa, desde o fechamento até a reabertura. Não conhecia os gestores pessoalmente. Sei que a destinação das emendas deve ter sido algo inusitado, mas fico feliz por ter feito uma boa surpresa", destaca.
Em seu discurso, a reitora da Urcamp e presidente da Fat, Lia Maria Herzer Quintana, destacou o caráter filantrópico da Fundação, mencionando o compromisso com o desenvolvido da região, com foco na educação e na saúde. Ela qualificou as emendas parlamentares como uma forma de sobrevivência para os hospitais. "É uma receita que as instituições conseguem buscar. Como 88% dos nossos atendimentos são pelo SUS (Sistema Único de Saúde), podemos dizer que quem ganha é a comunidade, com qualidade no atendimento", avalia.

Aplicação

Os recursos vão viabilizar a ampliação dos serviços oferecidos pelo HU, o que deve demandar ajuste de equipe e estrutura. A infectologista Patrícia Torres Alves comenta que o projeto abrange os cuidados paliativos. "São aqueles cuidados dedicados aos pacientes graves, em fase terminal, para ter alimentação adequada, fazer fisioterapia e não ter sofrimento", exemplifica. Ela explica que também serão contemplados pacientes em situação de vulnerabilidade e os com doenças infectocontagiosas (tuberculose e HIV, por exemplo). "Serão 10 leitos, cinco para cada área", especifica.
Fernanda revela que conheceu os projetos após a destinação da emenda. "Fiquei ainda mais feliz por poder contemplar propostas importantes para a comunidade, atendendo a população em vulnerabilidade. Feliz por contemplar os cuidados paliativos, que são para aqueles doentes terminais, com câncer, que precisam de qualidade de vida, e contemplar os portadores de doenças infectocontagiosas. Bagé tem altos índices de incidência da HIV. É preciso enfrentar essa situação. Isso passa por garantir o atendimento", pondera.

Homenagem

O 'Muro da Solidariedade', de acordo com o diretor técnico do HU, Henry Ritta, integra o planejamento da instituição há dois anos. O gestor menciona que os valores destinados pela deputada do PSOL representam as maiores emendas parlamentares já revertidas ao hospital, marcando a inauguração do espaço dedicado aos benfeitores. "Representa uma forma de agradecimento, em nome das mais de 20 mil pessoas que atendemos nestes três anos", pontua.