Curso de Ciências Biológicas divulga projetos de pesquisa e extensão durante a pandemia

Por: Aline Portella e Rayssa Bittencourt

Acadêmicas do curso de Jornalismo da Urcamp

O curso de Ciências Biológicas da Urcamp conta com três projetos em andamento, que em consequência do isolamento social, estão sendo realizados de forma remota por alunos, estagiários voluntários e professores. A iniciativa está sendo direcionada no momento em plataformas digitais, trazendo conhecimento sobre animais e plantas da Região da Campanha.

O projeto “Oficina de Plantas” tem como objetivo incentivar e instruir novas maneiras de utilizar a flora no nosso dia a dia. Já o “Biota Pampeana” visa identificar, conhecer e divulgar a biodiversidade do Bioma Pampa. Por fim, “Animais Peçonhentos da Campanha”, que tem como principal objetivo fazer um levantamento dos animais peçonhentos existentes na Campanha. 

"Esses projetos, os quais também já foram levados para as escolas, são de grande relevância para os acadêmicos e para a comunidade no geral, mostrando a importância de conhecer as espécies de animais e plantas da nossa região”, conta a coordenadora do curso, Lize Cappellari. Dando ênfase na importância dessas pesquisas que nos possibilitam uma melhor compreensão sobre algumas espécies presentes no nosso ecossistema, o egresso do curso de Ciências Biológicas da Urcamp e voluntário do “Biota Pampeana”, Filipe Idalgo, expressa seu ponto de vista e sua experiência. “Esse projeto surgiu da necessidade da nossa sociedade em aprender a identificar tanto a fauna, a flora quanto a funga da nossa província do bioma Pampa, através de registros fotográficos. Também está sendo desenvolvido o site, onde já constam várias fotos de artrópodes no geral, a avifauna, a herpetofauna, a mastofauna, a flora e a funga. Além dos registros de paisagens do bioma pampa, utilizamos as saídas de campo para registrar espécies que ainda não tenham fotos, e em algumas delas procurar conseguir características gerais como reprodução, alimentação e onde a espécie é encontrada”, conclui Idalgo.

Para mais informações, acesse o perfil oficial dos projetos no Instagram: @oficina.de.plantas, @peconhentos_campanha, @biota.pampeana e o site Biota Pampeana, no link: https://sites.google.com/view/biota-pampeana/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0).

Legenda: Site “Biota Pampeana” busca identificar e divulgar a biodiversidade do Bioma Pampa / Foto: Rayssa Bittencourt