Reunião entre Urcamp e Aciba: tratativas da pesquisa para o Prêmio Distinção Empresarial

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) começou as tratativas com a Consultoria Jr. da Urcamp para realização da pesquisa que mostra quem são os empresários, profissionais liberais e prestadores de serviços mais lembrados da Rainha da Fronteira. A 16ª edição do projeto, um dos principais eventos sociais do município, reúne, anualmente, cerca de 500 convidados, para uma noite de homenagens. A cerimônia, aliás, já tem data e local marcado: será no dia 17 de agosto, às 20h, no Clube Comercial.
Todos os anos, a Aciba encomenda a pesquisa de posicionamento e satisfação junto à Consultoria Jr. da Urcamp, que tem uma equipe técnica especializada, que fica sob a responsabilidade dos professores João Henrique Mendes Costa e Paula Lemos Silveira. O estudo avalia a opinião dos bajeenses, indicando os nomes mais lembrados da cidade, em mais de 120 seguimentos.

Dados da pesquisa
A Aciba participa de todo o processo que envolve a pesquisa. Neste momento, está acontecendo o treinamento dos pesquisadores, que irão coletar os dados. A análise mercadológica de posicionamento e satisfação é feita no primeiro semestre do ano. O objetivo é mensurar o posicionamento dos segmentos pesquisados, presentes na mente do público consumidor, através de Amostragem Aleatória Simples, estratificadas por oito zonas, onde constam 85 bairros, mais o centro da cidade de Bagé.
A base do trabalho desta pesquisa analisa as perguntas: quais são os profissionais liberais, empresas/indústrias e prestadores de serviço mais lembrados pelo público consumidor e por que são os mais lembrados? "Saber a opinião pública é de extrema importância para nortear o trabalho de profissionais liberais e empresários da nossa cidade", declara o presidente da Aciba, Frank Minotto.

Posicionamento no mercado competitivo
Durante o período de coleta dos dados, não é divulgado onde as pesquisas estão sendo aplicadas, a fim de evitar que a comunidade pesquisada seja influenciada por meios externos. Porém, ao término do levantamento, é possível solicitar os dados, através da secretaria da Aciba, e, assim, conhecer o método utilizado, visualizar os gráficos e os resultados do seguimento de seu interesse. "Desta forma, garantimos a seriedade do trabalho, reafirmando nossa credibilidade e transparência", informa Minotto.
O Prêmio Distinção Empresarial tem sido uma excelente forma das empresas e profissionais liberais saberem como está sua imagem e reconhecimento perante o público. O presidente comenta que, por meio dos resultados, é possível criar novas estratégias e melhorar o que julgarem necessário, para destacarem-se ainda mais, atraindo a atenção dos consumidores. Há anos, o prêmio promovido pela Aciba é considerado a noite de "Oscar" da classe empresarial, profissionais liberais e dos prestadores de serviço.
A associação informa que quando o vencedor da categoria não aceita receber a premiação, a empresa concorrente, que ocupa o segundo lugar, não obtém o troféu. "Todos os premiados são aqueles que, de fato, ocupam o primeiro lugar na pesquisa, como valorização da opinião popular. O vencedor de cada segmento ganha visibilidade e agrega valor à sua marca", conclui Minotto.