Colégio Urcamp/Livramento vai promover sua 4ª edição do projeto CINECAMP

O CINECAMP – Festival Estudantil de Cinema do Colégio da Urcamp de Sant´ana do Livramento já está com as inscrições abertas pelo canal: https://www.youtube.com/channel/Uct_GaNM36fkK01TMFgTLY8g.

O Festival tem sua origem na proposta das disciplinas de arte e ensino religioso, considerando o grande interesse dos alunos por assuntos de arte que normalmente são tratados em vídeos ou filmes. Já que o conteúdo do Ensino médio em arte envolve as tecnologias contemporâneas e interativas, no desenvolvimento da construção da cultura, chegamos a conclusão que, levar ao ambiente escolar a emoção e a criatividade da SÉTIMA ARTE seria indispensável. Esta iniciativa visa também promover a interação da arte, cultura e do conhecimento no espaço escolar.

O objetivo do Festival é promover a obra audiovisual de curta-metragem e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero, assim como desenvolver o espírito empreendedor dos alunos, a curiosidade e oportunidade de aprender sobre o mundo do audiovisual, imergindo na temática através do uso do conteúdo teórico prático.

O projeto envolve o seguinte público: Alunos de Ensino médio, da rede escolar privada e pública. Produção de vários filmes e em diversos gêneros, sob orientação de no mínimo um professor por turma. Alunos das outras escolas podem participar tanto na produção de filmes concorrentes, quanto como convidados. Equipe diretiva, supervisor, professores e alunos participam da Comissão Organizadora. As escolas de ensino médio da Rede estadual e privada, são convidados a participar e assistir as mostras. Entidades carentes são beneficiadas pelo projeto através do recebimento de ingressos gratuitos e de alimentos que serão cobrados como ingressos aos que vierem assistir a mostra de filmes.

O CINECAMP já está na sua 4ª edição e já é um projeto que não alcança somente aos alunos do Colégio da Urcamp, a comunidade estudantil e artística da cidade e da região já o considera um evento municipal, crescendo em qualidade e inovação a cada ano que passa, pois já se construiu inclusive, parceria com Universidades e Clubes sociais.

As inscrições vão até o dia 10 de agosto e são realizadas pela página do face ou na secretaria do colégio da URCAMP de Santana do livramento. O Festival acontece nos dias 23 e 24 de agosto deste ano. Durante os dois dias teremos as mostras dos filmes concorrentes, palestras e workshops que envolvem a sétima arte e artes afins e, no último dia, à noite ocorre a cerimônia de premiação.

Abaixo o regulamento do CINECAMP 4ª EDIÇÃO/2018:

Regulamento Objetivo O objetivo do Festival é promover a obra audiovisual de curta-metragem e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. O Festival exibirá uma seleção de filmes, selecionados a partir de uma triagem feita pela comissão, que indicará os vencedores em cinco categorias: Melhor Filme; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Roteiro, Melhor Arte, Troféu Criatividade.

Artigo 1 – da Realização O CINECAMP, Quarto Festival Estudantil de Cinema do Colégio da URCAMP –Campus Livramento, acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto de 2018 , Santana do Livramento , com entrada no valor de R$ 3,00 ou 1kg de alimento não perecível.

Artigo 2 – das Mostras As sessões regulares do Festival serão relativas à Mostra Competitiva A direção do Festival se reserva o direito de determinar as datas e horários das sessões, bem como a ordem de exibição dos filmes selecionados em cada sessão.

Artigo 3 – da Participação O Festival aceita unicamente filmes de curta-metragem, com duração máxima de 15 minutos e mínima de 3 minutos, que tenham sido feitos por estudantes matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio, educação de jovens e adultos – EJA ou cursos técnicos) em escolas públicas ou privadas.

Artigo 4 – da Premiação A Mostra é competitiva, com premiação em cinco categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Arte (cenário, áudio, figurino, fotografia e trilha sonora), Melhor Roteiro, Melhor Filme e Troféu Criatividade. A premiação consiste em troféus. A premiação pode ser alterada de acordo com o grupo de jurados.

Artigo 5 – das Inscrições As inscrições estarão abertas do dia 2 de março até o dia 10 de agosto de 2018 , na secretaria do Colégio da Urcamp. É obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição que se encontra na página do festival no facebook. O filme deverá ser remetido à Comissão Organizadora do festival, conforme instruções descritas no “e-mail de resposta”, enviado após a inscrição. A inscrição é gratuita.

Artigo 6 – da Seleção O Comitê de Seleção escolhe e convida os filmes que participarão das diferentes mostras do Festival. As escolhas do Comitê são soberanas e não poderão ser questionadas. O Festival se reserva o direito de recusar o recebimento de qualquer curta efetuado em desacordo com a sua descrição e sinopse na inscrição.

Artigo 7 – do Envio dos Filmes Os filmes deverão ser enviados após o recebimento do e-mail de confirmação da inscrição. O prazo de envio é de 2 de março até o dia 10 de agosto de 2018

Artigo 8 – dos Materiais O Festival Cinecamp não devolverá o material enviado para seleção. Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão encaminhar à Organização do Festival todo o material que venha a ser solicitado, tais como sinopse, roteiro, etc., no momento da inscrição do filme.

Artigo 9 – do Acesso às Mostras Os participantes do grupo deverão estar presentes obrigatoriamente na noite da premiação. Os representantes do filme que comparecerem, receberão uma credencial que dará acesso às atividades do Festival, incluindo as exibições de todas as sessões e estão isentos do ingresso.

Artigo 10 – das Disposições Gerais O responsável pela obra e por sua inscrição declara ser o titular e/ou licenciado de todos os direitos autorais, direitos conexos e direitos de imagem necessários ao licenciamento da obra, concordando em assumir exclusiva e inteira responsabilidade legal por quaisquer reclamações, ações judiciais ou litígios de qualquer espécie, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso da obra audiovisual em questão, isentando o Festival “Cinecamp” de quaisquer responsabilidades em relação ao uso da obra. O responsável pela obra, a partir do ato de inscrição, autoriza que a obra seja exibida e inserida no acervo do Festival, podendo ser copiada e distribuída para usos sem fins comerciais.

A inscrição da obra no Festival implica na aceitação dos termos descritos neste Regulamento. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Festival.