Júri Simulado mobiliza acadêmicos de Direito do Campus São Gabriel

Simular a realidade, estar inserido no cenário de um crime. Ocupar o papel de um magistrado, promotor de justiça, advogado de defesa, jurado e até mesmo de réu. A simulação mais próxima possível do que realmente acontece nas etapas de um julgamento. Essa é a técnica utilizada pelo Curso de Direito da URCAMP no campus de São Gabriel, na formação de seus alunos.

A prática de aplicar o conhecimento no ambiente do tribunal do júri é resultado de uma parceria entre a Universidade e o Poder Judiciário. E é assim, “vestidos do mundo real”, que os acadêmicos do 7º semestre desenvolvem o Estágio Supervisionado I a Prática Penal I.

Na noite da última sexta-feira (22), com o Tribunal do Júri lotado, a turma apresentou o julgamento de um caso de homicídio. Quem não estava atuando na atividade, assistia atentamente e anotava todos os detalhes da encenação.

Para o Professor Orientador da disciplina, Ubiratara Vieira Azambuja, o Júri Simulado é o momento em que o aluno sai da teoria e de algumas práticas realizadas em sala de aula, para ter contato com um processo real, fato que marca a fusão entre teoria e prática. “É impressionante a tenacidade com que eles querem participar do Júri Simulado. É um momento em que se percebe o encantamento do aluno pela profissão que ele vai exercer”, diz o professor.

Com a desenvoltura de cada personagem durante a simulação, a autenticidade nas práticas didáticas pedagógicas pretendidas pela Universidade é 100% atingida. “Eu percebo que cada aluno, dentro de suas características pessoais, procura exercer da melhor forma possível seu papel no Júri Simulado. É gratificante quando se está assistindo a essa atividade e se detecta, que eles utilizam o aprendizado de outras disciplinas como a Comunicação Jurídica e a Metodologia da Pesquisa, que fazem parte lá do começo do curso, evidenciando a prática da interdisciplinaridade. A desenvoltura deles no Júri nos permite avaliar a qualidade dos profissionais que estarão, dentro de pouco tempo, prontos para contribuir com a sociedade na área do Direito”, destaca a Coordenadora do Curso, Professora Ana Paula Torres.

A Coordenadora assistiu à atividade e destacou a tradição do Curso de Direito, bem como a importância da parceria firmada com o Poder Judiciário. “É num momento como esse, em que temos a oportunidade de assistir nossos acadêmicos, com tanta propriedade, protagonizando a simulação de um fato real, que podemos nos orgulhar do trabalho que vem sendo feito por toda a família Campus São Gabriel. Agradeço ao Poder Judiciário, na pessoa da Juíza Juliana Capiotti, pela parceria que oportuniza essa atividade tão importante que é o Júri Simulado dentro do Tribunal do Júri de SG”, finalizou a professora.

Atuaram na simulação os acadêmicos:

Alexia Mancio Quevedo Henriques- Juíza

Lorrayne dos Santos Alves e Matheu Condessa Severo – Promotores

Ezequiel Mariano Teixeira da Costa e Luiza Brasil do Monte- Defensores

Patrícia Mortari Busnello - Oficial de Justiça

Lucas de Andrade e Silva – réu

Laísa Ayres Bittencourt- Oficial Escrevente

Márcio Alexandre Goulart Severo- Policial Militar

Pedro Henrique da Rocha Carvalho- Susepe

Barbara Bianca Cavalheiro Soares- Inspetora Civil

Sete acadêmicos foram sorteados para serem os jurados. O caso de homicídio simulado pelos acadêmicos é real e transitou em julgado na Comarca de São Gabriel.