Reitora da Urcamp participa de missão internacional – Capacitação e Benchmarking em Milão, na Itália

A Reitora da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Professora Lia Maria Herzer Quintana, está cumprindo agenda em Milão, na Itália. Após as atividades desenvolvidas entre 2015-2017, o Programa LIDER entra em uma fase de execução, traçando e realizando planos de ação e de desenvolvimento, a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas por cada uma das regiões (Campanha, Fronteira Oeste e Sul).

Para administrar a fase de planejamento e implementação desses planos de ação, foi instituído um sistema de Governança, orientado ao planejamento e à gestão concreta das políticas de desenvolvimento sobre o território FRONTEIRA SUL. Com isso, o Sebrae, através da atividade de consultoria da ALTIS (Alta Escola de Economiae Sociedade da Universidade Católica de Milão), conta com a participação dos integrantes da Cabine de Direção na Missão Internacional de Capacitação e Benchmarking da Governança da Fronteira Sul, com o foco em Desenvolvimento Local e Marketing Territorial, onde em sua delegação está a Reitora da Urcamp, professora Lia Quintana, que destaca “esse evento é uma saída para o densenvolvimento da região, com ações através da sociedade civil organizada”.

 

Delegação

Arthur Roberto de Oliveira Gibbon – Professor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG);

Clori Izabel Giordani Peruzzo – Proprietária da Vinícola Peruzzo;

Conrado Avancini Pereira Zanferari – Estagiário da Assessoria Econômica da FARSUL;

Emilio Beltrami – CEO da empresa Consultoria Conect;

José Antônio Severo Menezes – Presidente SICREDI Pampa Gaúcho;

Lia Maria Herzer Quintana – Reitora da Universidade da Região da Campanha (URCAMP);

Luis Oscar Kessler – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana;

Márcio Fonseca do Amaral – Vice-prefeito de Alegrete;

Marco Antonio Fontoura Hansen – Reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa);

Neli Lúcia Coradini Abascal – Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ideal de Caçapava do Sul;

Gedeão Silveira Pereira – Presidente do Sebrae/RS;

Derly Cunha Fialho – Superintendente do Sebrae/RS;

André Luís Vieira Campos – Gerente Gestão Estratégica do Sebrae/RS;

Victor Ribas de Almeida – Técnico Gestão Estratégica do Sebrae/RS.

 

 

1º DIA–TREINAMENTO NA ALTIS

O primeiro dia da Missão Internacional teve como foco a capacitação técnica com professores da Universidade Católica de Milão. Os trabalhos iniciaram pela manhã com as boas vindas do Diretor da ALTIS, professor Vito Monamarco e, na sequência, o Diretor Superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialhoapresentou o histórico de ações realizadas no Programa Fronteira Sul dentro do contexto de Desenvolvimento Territorial. Logo após, o professor Fábio Antoldi da ALTIS apresentou a estrutura e o funcionamento da Universidade Católica de Milão e da ALTIS, assim como comparativos entre os territórios da Itália e do Rio Grande do Sul, destacando que o desenvolvimento parte do território, através de uma ideia coletiva e de uma visão integrada.

O fechamento da manhã ocorreu com a apresentação do professor Paolo Rizzi, Diretor do Laboratório de Economia da Universidade Católica, com a palestra sobre “As ferramentas e os processos para ativar políticas eficazes de desenvolvimento local”. A apresentação teve como foco dois pontos principais, a formação de uma Governança, com o objetivo de governar com a participação de todos, de forma inclusiva e com um planejamento estratégico de longo prazo, e o marketing territorial como forma de atração de investimentos e divulgação do território através de uma marca.

No turno da tarde, Paola Morris, especialista em marketing territorial nas áreas de investimentos, apresentou sobre o tema “Marketing territorial e atração de investimentos e promoção das cidades e territórios. Na sua palestra, Paola, apresentou um conceito teórico sobre o tema assim como a importância das Agências de Promoção de Investimentos dentro dos territórios. Na sequência, foi destacado os fatores fundamentais para atração de investimentos (localização, recursos humanos, infraestrutura cientifica, mercado, infraestrutura logística e políticas de incentivo) e apresentados alguns cases de sucesso.

última palestra foi realizada pelo Diretor da Altis, o professor Vito Monamarco sobre “Promover e implementar uma colaboração efetiva entre público e privado”. Na sua apresentação, Vito explicou os modelos Americano, Alemão e Francês de colaboração, destacando objetivos, vantagens e forma de financiamento de cada, para na sequência apresentar os requisitos que devem ser atendidos para ter um Polo Competitivo.

O encerramento do primeiro dia contou com um debate de conclusão sobre as lições aprendidas e sua conexão com as visitas técnicas que ocorrerão nos próximos dias.