Minicursos debatem o marketing para alavancar resultados das empresas

Por Jéssica Velleda e Larissa Macedo

 

Na terceira noite do Congrega 2018, nesta quarta- feira, o egresso e ex-colaborador da Urcamp, jornalista Claudenir Munhoz, ministrou acerca do tema "Comunicação organizacional: comunicação interna e endomarketing". O minicurso teve cerca de 30 inscritos de diversas áreas, como, por exemplo, administração, direito e psicologia.

 

Munhoz tinha como objetivo mostrar novas propostas para os estudantes e profissionais compreenderem o que está acontecendo dentro das empresas, pois é preciso pensar primeiramente de forma interna para que seja possível alcançar o engajamento e a motivação dos colaboradores e, por consequência, focar no público externo.

 

Segundo ele, é uma oportunidade para dialogar e disseminar o conhecimento entre colegas, “pois as informações estão muito eletrônicas e acabam esquecendo as pessoas. Elas precisam estar em primeiro lugar”. Ainda segundo o jornalista, "é gratificante estar de volta à Urcamp, neste novo momento da instituição".

 

Fidelização de Clientes

 

Seguindo a mesma linha, o administrador de empresas Matheus Barbosa, no minicurso com a temática “Fidelização de Clientes”, apresentou uma das áreas que mais cresce no Brasil: a comunicação organizacional, que trabalha voltada à pessoas e negócios.

 

De acordo com Matheus, dentro das empresas que não existe comunicação interna, “desta forma não dá certo; a empresa precisa se comunicar com os funcionários”, afirma. O minicurso, assim como o de Claudenir, abordou, ainda, o endomarketing e a comunicação interna, áreas muito importantes para os profissionais de administração, comunicação e gestão de pessoas.