Quando pensamos em processo de formação de professores, remetemo-nos a especialistas ou consultores apresentando suas leituras, pesquisas e conhecimentos. No Integra Colégios da Urcamp, o destaque fica com os professores da Educação Básica, os quais são os protagonistas do compartilhamento de experiências pedagógicas, especialmente a partir das vivências no ensino remoto. Nos três dias do evento, 27, 28 e 29 de abril, as diferentes áreas do conhecimento entrelaçam-se e inspiram-se, pois o encontro possibilita aos professores dos Colégios Urcamp momentos de interação, aprendizagem e reflexão sobre a prática pedagógica e, mais do que isso, pois enquanto se observa, analisa e compreende a proposta do outro, impulsionam-se e revelam-se novas formas de pensar o fazer pedagógico, ampliando o repertório de estratégias didáticas a fim de tornar as aulas ainda mais significativas e envolventes.
Neste primeiro dia, as áreas de Matemática e de Ciências da Natureza conduziram o grupo de docentes a experiências que fazem a diferença no contexto da aprendizagem. Foram oito práticas envolvendo Geometria molecular: ilustração com massinha de modelar e palitos de dente; BioDiversificação; Novas tecnologias, novas aulas: um bate papo sobre o Ensino de Matemática; Abordagem dos conceitos de tabela periódica no ensino de química; Instagram Animal; Aprendizagem colaborativa em Matemática e Química; Metodologias Ativas e Laboratórios virtuais no processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio.
Nesta quarta-feira, 27, será a vez das áreas da linguagem e na quinta-feira, área de Humanas e Ensino Religiosos.