O Curso de Direito do Campus de Livramento Implanta a Mediação no Núcleo de Práticas Jurídicas.

Como meio de solução Consensual de Conflitos, a mediação foi implantada no núcleo

de Práticas Jurídicas do Curso de Direito do Campus de Sant’Ana do Livramento. A mediação tem por busca promover o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia, a melhor solução para o problema, evitando assim a judicialização do conflito, promovendo a paz social.

O serviço de assistência jurídica do Curso de Direito da Urcamp, cujo posto está

instalado no Fórum da Comarca, encaminha os casos de assistidos do NPJ que tem ações tramitando na Justiça ou que de alguma forma procuram o Serviço de Assistência Jurídica com o propósito de solucionar conflitos judiciais ou extrajudiciais, e que estão aptos a mediação, de acordo com o interesse dos assistidos em fazer a composição do litígio.

A mediação é realizada, semanalmente, no período da tarde, no centro de solução

consensual de conflitos extrajudicias, instalado no Núcleo de Práticas Jurídicas, junto ao Campus, que tem como mediador o prof. Ricardo do Espirito Santo Barcellos, e procuradores o prof. Marcelo Menezes Borba e Prof. José Carlos Lobato Bongers, e observadores, os acadêmicos do curso de Direito. Os assistidos usufruem do serviço de forma gratuita, e avaliam positivamente, pois das mediações já realizadas, quase na totalidade foram exitosas.

A comunidade pode buscar a prestação do serviço de mediação dirigindo-se ao posto do

SAJ instalado no Fórum da Justiça Estadual, onde será feita a triagem dos casos aptos a mediação e encaminhamento ao Centro de Solução Consensual de Conflitos do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito do Campus de Sant’Ana do Livramento.