Urcamp participará de evento de internacionalização promovido pelo Comung

O cenário pandêmico tem demandado mudanças no campo da internacionalização e evidenciado a necessidade de uma consciência de que os problemas e suas soluções vinculados à pesquisa são, ao mesmo tempo, temas de dimensão mundial e local. Diante disso, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), por meio do Grupo de Trabalho de Internacionalização, está promovendo uma série de webinars. Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das Instituições integrantes do Comung, abordando estudos e projetos com temas relacionados à Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros. “O objetivo é promover o intercâmbio do conhecimento, apresentando um pouco do que tem sido desenvolvido nas instituições no Sul do Brasil, criando novas oportunidades de colaboração de pesquisas de forma virtual entre as Universidades do Comung e de outros países”, disse a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Dois representantes da Urcamp participação do evento e irão compôr a programação. No dia 1º, o vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Josende Paz, apresentará todo o processo de migração da instituição para a Graduação I, em 2019, e a idealização do Utech I, a programação de integração do novo método de ensino junto à comunidade e empresas da região. "Convidaram para apresentar nosso novo modelo de ensino, a Graduação I, e o impacto que está tendo na região. Então farei a apresentação do modelo e da metodologia de ensino da Graduação I e falar sobre o destaque que isto trouxe para a Urcamp", destaca.

Professor do curso de Direito da Urcamp, Rafael Bueno da Rosa Moreira irá abordar o tema Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, no dia 8 de setembro. Conforme explica ele, que inclusive coordenou um projeto de extensão sobre o assunto, o tema em pauta "é uma violação de direitos decorrentes de práticas de violência sexual e de uma das piores formas de trabalho infantil".
Moreira detalha que a atividade decorre da realização de uma oferta de atividade de cunho sexual por uma criança ou adolescente, tendo uma contrapartida financeira ou sendo uma estratégia de sobrevivência, consistindo numa prática exploratória, em geral, realizada por adultos, que ocorre mais costumeiramente contra meninas pobres e negras. "É o tema que pesquiso desde o mestrado, em 2013, e me acompanhou no doutorado até o início do deste ano. Hoje, tenho feito investigações de pós-doutorado sobre o assunto, delimitando na perspectiva da exploração sexual comercial na internet", relata.

Os encontros acontecerão sempre às terças-feiras, a partir das 11 horas da manhã. Para participar, basta acessar o canal do Comung no youtube, disponível no link https://comung.org.br/gt.