Urcamp promove live em homenagem ao Dia do Psicólogo

Em homenagem ao Dia do Psicólogo, celebrado hoje, o curso de Psicologia da Urcamp realizará uma live com a egressa do curso e ex-integrante do corpo docente, Carmem Beatriz Neufeld, autora de mais de uma dezena de livros, como Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes, Terapia Cognitivo Comportamental para Adolescentes e Baralho das Habilidades para a Vida.

Doutora e Mestre em Psicologia pela PUCRS, Pós-Doutora em Psicologia pela UFRJ e atual presidente da Federação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais, Beatriz graduou-se na Urcamp e, nos anos 2000, passou a integrar o quadro de professores do curso. Atualmente, a bajeense é professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental.

Durante a live, Beatriz adianta que deve, além de relatar sua experiência profissional, abordar, também, um dos assuntos mais debatidos pelos profissionais da área neste momento: a saúde psicológica durante a pandemia. "Vamos falar sobre os índices de sintomas de ansiedade, depressão, stress e sofrimento psicológico que as pessoas estão passando, que não necessariamente estão relacionados a questões de transtornos, mas acabam aparecendo durante este período de pandemia, com todo o desafio que as pessoas estão enfrentando, insegurança, medo, preocupação, luto e as perdas", explica.

Sobre o retorno ao ambiente acadêmico onde obteve a graduação e integrou o corpo docente, ela destaca: "Estarei retornando, mesmo que virtualmente, a um lugar pelo qual tenho muito carinho e que tive minhas primeiras experiências de formação e como profissional", aponta.
A live será transmitida nesta quinta-feira, a partir das 19h, pelo canal da Urcamp no Youtube.