CONGREGA 2K20 DÁ INÍCIO À PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS ONLINE

Por Bianca VazAcadêmica do 4º semestre
 
O primeiro dia do Congrega Urcamp 2K20 marcou o início das oficinas gratuitas. Durante a noite, os participantes do evento puderam assistir a 10 oficinas, através da plataforma Google Meet.
Uma das palestras da noite foi sobre os desafios e práticas da educação inclusiva. Nela, a professora da Urcamp, Jalusa Silveira, dos cursos de educação física e direito do campus São Gabriel, explicou que a inclusão se dá através um processo em cinco pontos.
Primeiramente a inclusão deve ser vista como um processo em rede, ou seja, vista por quem tem uma necessidade especial, por quem não tem e por quem irá prestar suporte. O segundo ponto é que ela deve ser estabelecida por toda a sociedade. “A inclusão é feita por todos e para todos”, informa a palestrante. A terceira etapa para inclusão é a criação de uma cultura inclusiva, “nós adultos ainda não fomos criados dentro dessa perspectiva, mas as crianças que hoje estão convivendo com as diferenças conseguirão construir essa cultura inclusiva”, declara. Depois disso, vem o desenvolvimento de práticas inclusivas, que são atividades feitas para todas as pessoas, independente das suas necessidades.
E por fim, a docente destaca a importância da formação de professores, “É muito importante que hoje nos cursos de formação, nos cursos profissionalizantes, nas graduações, possam ser discutidas essas questões referentes à inclusão e estabelecer dessa maneira uma cultura inclusiva”.
Neste ano, serão realizadas 29 oficinas no Congrega. As atividades continuam hoje, durante todo o dia. A programação completa e os links das oficinas estão disponíveis no site da Urcamp.
FOTO: Samuel Franz Rosa