Obesidade é tema de abertura do Congrega Urcamp 2K20

Por Lívia Monteiro, acadêmica de jornalismo

Dando início as atividades da noite, o Congrega Urcamp on-line 2K20 trouxe nesta segunda-feira (26/10), sua palestra de abertura com o tema Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS. Ministrada por Denise Gigante, Doutora em entomologia, a apresentação contou com casos e propostas de combate à doença. Através da plataforma do Youtube, a palestra teve o objetivo de trazer as estatísticas da obesidade no Brasil e no mundo, abordando suas dificuldades e os planos de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis DCNTs no Brasil.

Denise conta que o plano do Ministério da Saúde que busca a diminuição da doença se baseou em metas que conseguissem alcançar melhores hábitos de vida, como a prática de atividade física, o consumo de frutas e hortaliças e na busca da redução da mortalidade prematura, do tabagismo e do consumo excessivo do álcool. “O plano era até 2022, mas como várias dessas metas já foram atingidas sem que houvesse uma significativa diminuição da obesidade como prevalência, foi feita uma consulta pública para um novo plano de enfrentamento”, informa.

Segundo a pesquisa nacional de saúde, a obesidade subiu nos índices de 12,2% para 26,8% de 2003 até o ano passado, se tornando um problema prevalente no país, atingindo uma a cada quatro pessoas. As principais causas se estabelecem no estilo de vida que levam, não apenas na alimentação, mas na maneira que conduzem a rotina, seja no cuidado com a atividade física, pelos meios de transporte que usam ou, ainda, pelos efeitos da renda.