Assessora de Comunicação da ONU no Brasil palestra na História e Jornalismo

A videoaula foi organizada pela professora Carmen Barros, dentro da disciplina de Metodologias Ativas, no curso de História e faz parte de um trabalho desenvolvido pelo dentro da graduação, sobre pandemias, com reflexos ao COVID-19.

Roberta Caldo é Assessora de comunicação da ONU no Brasil há quatro anos. Coordena ações e estratégias de comunicação conjuntas do Sistema ONU no Brasil e supervisiona a produção de conteúdo para o site e mídias sociais da ONU Brasil. Dá apoio para altos funcionários da ONU em viagens oficiais ao país (briefings, releases, entrevistas). Faz análise de mídia e política para a sede da ONU em Nova Iorque, atende imprensa e ministra palestras sobre temas da Organização. A assessora é jornalista, com 30 anos de experiência em assessoria de imprensa e cobertura de jornalismo diário nacional e internacional.

A professora Carmen Barros destacou o foco humanitário da palestra. “Foi muito boa a participação e a interação dos alunos através de perguntas e assim pudemos desmistificar um pouco sobre o que é a ONU e como atua em sua tomada de decisões. A Mensagem que ela nos deixou, de maneira pessoal e profissional, foi sobre a resposta mundial, porque o mundo não será mais o mesmo. Precisamos de alguma forma, ensinar em todos os ambientes, a solidariedade e promover uma cultura de colaboração. Isso não só em termos regionais ou dentro das Instituições de Ensino, mas em âmbito maior, no mundo inteiro, é preciso que se cultive e dissemine esse entendimento”, destaca.

Os alunos do Curso de |Jornalismo também acompanharam a videoaula, num ciclo compartilhado de aprendizagem dentro do novo modelo de aulas virtualizadas que a Instituição implanta durante a quarentena.