Na primeira noite, o II Fórum de Nutrição foca no combate à obesidade

A abertura, no Salão de Atos foi feita pela Pró-reitora de Ensino, professora Virgínia Dreux que destacou a importância de trazer para os alunos a experiência de quem já atua no mercado de trabalho. “Isso é uma grande oportunidade, a troca de vivências e saberes com quem está na área e se torna referência pra nós”, ressaltou.

A nutricionista Thais Marten, doutora em Biotecnologia, trouxe dados consistentes relacionados à obesidade. Segundo ela, 39% da população mundial está acima do peso, 13% sofre com a obesidade e explicou os tipos de dieta que considera mais efetivas e que utiliza no tratamento clínico. De acordo com a profissional, o já conhecido método de comer de três em três horas, ajuda no controle da produção de insulina no corpo. “Depois que concluí meu doutorado tenho conversado muito com estudantes em palestras, sou oriunda do meio acadêmico, então gosto desse contato, é benéfico e nos mantém atualizados”, revela.

O segundo momento ficou por conta da engenheira de alimentos Cristina Hallal de Freitas, também de Pelotas, doutoranda no programa de Pós-graduação em Parasitologia e Microbiologia. Ela destacou como são desenvolvidas as afloxinas, uma micotoxina produzida por fungos que resulta na contaminação de alimentos.

A programação do II Fórum de Nutrição se estende até hoje (29), no Salão de Atos da Urcamp. A programação completa deste evento e das demais Semanas Acadêmicas estão disponíveis no site da Urcamp, pelo endereço:www.urcamp.edu.br.