Uma conversa sobre a advocacia criminal

A área jurídica pode ser apaixonante em todo o seu leque de oportunidades profissionais. Porém, concluir o curso de Direito e ingressar no mercado de trabalho, assim como em outras áreas do conhecimento, nem sempre é fácil. Na noite desta quinta-feira, 27, à convite da professora Lourdes Helena Martins da Silva, do campus Bagé, o casal de advogados Flávio Karam Junior e Eliandra Erthal conversaram com os acadêmicos sobre a advocacia criminal.

Sócios nominais do escritório Karam & Erthal, da cidade de Rio Grande, Flávio é graduado em Direito, pós-graduado em Ciências Penais e em Direito Médico, pós-graduado em Balística aplicada ao Direito e instrutor de Armamento; Eliandra é graduada em Direito, pós-graduada em Ciências Penais, pós-graduada em Direitos Humanos e Ressocialização e em Direito Penal e Direito Processual Penal. Com o tema “Prática Penal: conversando sobre a advocacia criminal”, os advogados trouxeram situações reais, contando suas trajetórias dos bancos acadêmicos até os dias atuais.

A palestra teve a abertura oficial realizada pela pró-reitora de ensino da Urcamp, professora Virgínia Paiva Dreux, que agradeceu a participação dos advogados. “Agradeço a iniciativa da professora Lourdinha, e a participação do Flávio e da Eliandra, porque estes encontros de trocas são fundamentais”. O principal objetivo da live foi atingido com êxito. Durante duas horas, o casal pode “proporcionar aos acadêmicos uma visão mais clara sobre a prática da advocacia para aqueles que desejam ingressar no âmbito penal, sendo uma atividade essencial à prestação da justiça no exercício da jurisdição pelo Poder Judiciário, partindo da perspectiva de que o processo penal é instrumento de observância das garantias dos direitos fundamentais”, objetivou Lourdes Helena Martins da Silva.

Quem assistiu à palestra teve a oportunidade de rever diversos conceitos e antecipar o futuro. Dentre os relatos e dicas, Karam e Erthal enfatizaram a importância dos estágios durante o curso da faculdade, mas, também, sobre a análise dessa possibilidade mesmo depois da OAB, pois a experiência e o conhecimento prático são fundamentais para encarar e destacar-se no mercado de trabalho. Outro fator comentado, foi a honestidade para com os clientes, observando que as decisões judiciais mudam constantemente e dependem de cada magistrado, portanto, a verdade deve estar clara sem criar expectativas que não podem ser cumpridas.

A palestra pode ser assistida na íntegra, basta acessar e conferir.