Cinecamp reúne curtas-metragens produzidos por estudantes na quarentena

Festival de Cinema é integrado pela primeira vez ao Congrega

Por Maria Eduarda Lemos
Acadêmica do curso de Jornalismo

Foto: Arquivo Facebook Cinecamp

O Congrega 2k20 apresenta pela primeira vez uma edição do Festival de Cinema da Urcamp (Cinecamp). Comemorando o sexto ano de atividade, o festival integrará a programação da manhã desta sexta-feira, 30. Criado pelos alunos do Colégio da Urcamp do campus de Santana do Livramento, o evento reúne curtas-metragens produzidos pelos estudantes de ensino médio das escolas do município.
Pela primeira vez na programação do Congrega, o Cinecamp acontece no formato virtual e estará disponível no canal do Youtube da Urcamp das 8h às 12h, quando serão exibidos 13 filmes vencedores das edições anteriores e cinco produções realizadas pelos alunos no período de isolamento. A atividade conta com a participação do artista circense Márcio Barreto, que realiza apresentações no município de Santana do Livramento, e do ex-aluno Pedro Acauan, vencedor de uma das edições anteriores de “melhor filme” do festival.
A coordenadora Dioneia de Macedo explica que, devido ao isolamento social, esta edição terá caráter retrospectivo. “O principal objetivo do festival é valorizar a obra de audiovisual de curta-metragem e valorizar todos os elementos estéticos e culturais que são possíveis de serem desenvolvidos com talento e criatividade”, afirma. Dioneia salienta que o evento reúne as escolas do município: “A expectativa é que todas as escolas utilizem o festival como uma atividade pedagógica online para seus alunos”.

Confira as escolas participantes:

• Colégio Santa Teresa De Jesus
• I.E.E. Professor Liberato Salzano