Congrega lança pelo YouTube duas publicações acadêmicas e um site ambiental

Reportagem e fotografia: Lucas Machado

Acadêmico de Jornalismo.

O Congrega 2K20 utilizou da rede social Youtube, na tarde de hoje, para difundir em live no canal oficial da URCAMP três lançamentos de publicações nesta terceira tarde de Congrega 2k20. O evento contou com a participação de professores, orientadores, alunos e egressos que puderam detalhar e falar sobre cada um dos lançamentos.

O primeiro lançamento foi a Revista do CineClube Urcamp Documenta produzida no curso de Jornalismo. O coordenador do curso Glauber Pereira e os egressos de jornalismo Augustho Soares, Gabriel Munhoz e Marcelo Rodriguez detalharam o processo de criação da revista e suas respectivas experiências na produção.A revista foi realizada no final do ano passado em conjunto pelos alunos que eram até então do 8° semestre e o Coordenador do curso de jornalismo. São 40 páginas onde os estudantes fazem relatos e análises de quatro filmes nacionais (Hoje eu quero voltar sozinho, Tropicália, O Palhaço e Barravento). A proposta surgiu de um projeto de ensino e extensão que tinha três etapas: conhecer escolas cinematográficas, escolher filmes para serem debatidos com a comunidade e, além disso, exibir os filmes convidando a comunidade e dois especialistas para debater em cada exibição comentada. Com isso, a revista foi se formando com os relatos e produções escritas sobre toda essa experiência que pode ser conhecida no link abaixo.

https://www.urcamp.edu.br/pesquisa-e-extensao/ediurcamp/nossas-revistas/revista-do-cineclube

O segundo lançamento foi o livro “A incrível história de Paulinha”. Uma campanha para tratar sobre a surdez e o preconceito com aqueles que não escutam. O livro foi o resultado de um Projeto Integrador promovido no curso de Pedagogia da Urcamp por acadêmicas do curso orientadas pela Professora Ângela Carretta. O evento contou com a participação da orientadora e de duas alunas, Nilza Fernanda e Sandrielle Cardoso que contaram mais detalhadamente sobre o livro que está disponível no site da Urcamp e pode ser acessado através do link abaixo. 

https://www.urcamp.edu.br/pesquisa-e-extensao/ediurcamp/livros-e-ebooks/a-incrivel-historia-de-paulinha

Já o terceiro e último lançamento nessa terceira tarde de Congrega 2k20 foi o Site “Biota Pampeana: diversidade, conservação e sustentabilidade”. O espaço foi criado em parceria entre professores e alunos do curso de Biologia da Urcamp e tem a intenção de identificar áreas naturais no Bioma Pampa e assim catalogar e oferecer informações sobre o ecossistema, além de oferecer também informações sobre a flora,a fauna, a funga e a megafauna. O evento contou com a participação da Professora e orientadora do Congrega Anabela Deble e os alunos Wellington Souza, Alessandra Menezes e a egressa Maria Luiza Gonçalves que detalharam o processo de criação do site.