Lançamento oficial do Pibid marca tarde de terça-feira no Congrega Urcamp

Por Milena Saraiva, acadêmica de jornalismo

Marcando a programação do Congrega Urcamp 2K20, na tarde de ontem (27), aconteceu o lançamento oficial dos programas da Capes Residência Pedagógica e Pibid, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Trazendo como temática a importância do Pibid no processo formativo docente, a convidada para a atividade foi a professora doutoranda em educação em ciências, Luana Leal Alves, que atuou como bolsista do Pidid enquanto acadêmica e hoje é supervisora do programa.
Luana apresentou questões sobre o processo formativo, falou sobre sua experiência atuando como bolsista e explicou a importância das políticas públicas voltadas para formação de professores. “O Pidid vai surgir como uma política pública com o intuito de contribuir na formação desses futuros professores por meio do exercício da prática pedagógica. Essa inserção do aluno dentro de sala de aula, no ambiente escolar, vai constituindo um perfil profissional, se constituindo enquanto professor”, salienta.
A coordenadora institucional do Pibid, Angela Carretta, comentou sobre a atuação do programa no campus Bagé da Urcamp, que conta com os cursos de história, ciências biológicas, educação física e pedagogia alfabetização. “Em Bagé nós temos 48 bolsas para acadêmicos, seis bolsas para professores das escolas regentes, que são os professores em ação nas escolas”, completa.
 
O coordenador do curso de educação física do campus São Gabriel e coordenador da Residência Pedagógica, Rodrigo Guterres, também participou da atividade. “A diferença do Pibid para Residência Pedagógica é que os pibidianos são alunos que estão na primeira metade da sua formação, e a Residência Pedagógica tem a característica de ter a possibilidade de levar o aluno que está na sua conclusão do curso a realizar seus estágios especiais dentro das escolas”, enfatizou.