Segunda edição do Hackathon é lançada no Congrega

Por Bianca Vaz

Acadêmica de Jornalismo

Foto: Samuel da Rosa

Na noite de terça-feira (28) foi realizado o lançamento de mais uma edição do Hackathon. O evento se trata de uma maratona de ideias e busca de soluções para os problemas de desenvolvimento da região.

A iniciativa está na sua segunda edição, mas pela primeira vez dentro da programação do Congrega.

Segundo a coordenadora do evento, Rita Jorge, para esta edição foi preparado um formato diferente. Aproveitando as comemorações dos 50 anos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, decidiu-se organizar esse formato remoto. A professora explica que as instruções para o evento foram dadas pela plataforma Moodle e em grupos de Whatsapp.

A pró-reitora de ensino Virgínia Dreux destaca que a maratona foi formada por alunos de todos os cursos que manifestaram interesse. Já o vice-reitor Fabio Paz destaca que devido ao seu formato online, a Urcamp pôde expandir o Hackathon para todos os cursos e municípios, “é um evento que veio para ficar e agora a gente já pensa ele nessa congregação de grupos de alunos de diferentes cidades, diferentes regiões”.

O primeiro palestrante da noite foi o consultor de inovação empreendedora, Lucas Cortez, que falou sobre problemas e inovação no mundo empreendedor. O consultor salientou que em sua visão o problema é a diferença entre a realidade atual e o que deveria ser. Assim, para Cortez, “empreender é resolver problemas reais com soluções de mercado em um ambiente com altos níveis de incerteza”.

O Hackathon 2k20 conta com cerca de 180 inscritos e 21 mentores. O evento continua até a noite desta quarta feira.