Tarde de Mostra de Iniciação Júnior

Por Maria Eduarda Lemos

Acadêmica do curso de Jornalismo

Foto: Luana Soares

Iniciada na tarde desta quarta-feira (28/10), a 14ª Mostra de Iniciação Científica Júnior (MIC Jr) apresenta os 61 projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. Os estudantes de cinco escolas das cidades de Santana do Livramento, Pelotas, Alegrete, São Gabriel e Dom Pedrito abordaram diversas áreas de conhecimento em seus trabalhos, como saúde, cultura, educação, sustentabilidade e comunicação. A mostra tem o objetivo de incentivar a realização de pesquisa e produção científica de estudantes de escolas, aproximando-os do cotidiano universitário.

A coordenadora da 14ª edição, professora mestra Súsi Barcelos, explica que todos os trabalhos serão analisados e três deles serão premiados conforme classificação. “Os autores enviaram então vídeos que são as apresentações científicas disponibilizadas no canal do Youtube de cada participante”, afirma. A premiação acontece às 18h desta quarta-feira e será concedida aos trabalhos que possuem nota igual ou superior a 9,0 pontos e tiverem melhor avaliação pelos resumos postados. Ainda pode ser somado 1,0 ponto à nota dos trabalhos a cada 250 curtidas na publicação do vídeo do autor postado no Youtube.

O 1º lugar recebe uma bolsa integral de estudos nos cursos de graduação presencial da Urcamp. O 2º lugar ganha uma bolsa parcial de estudos de 50% nos cursos de graduação. O 3º lugar, por sua vez, recebe bolsa integral na modalidade EAD.