Bem-vindo! Hoje é domingo, 15 de setembro de 2019

Aula magna da Urcamp vai assinalar 85 anos da OAB de Bagé

Um evento para assinalar uma data especial, mas, também, para premiar toda a comunidade bajeense. Assim é projetada a aula magna que a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) realiza no dia 2 de abril, a partir das 19h, no auditório do Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. A agenda que trará o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Pacheco Prates Lamachia, pretende abrir as comemorações pelos 85 anos da subsecção local da OAB.

Uma reunião realizada na manhã de ontem, entre a reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, o presidente da subsecção local da OAB, Marcelo Marinho, e o presidente da entidade no período de 1997/2002 e atual conselheiro estadual da Ordem, Jorge Fara, acertou detalhes referentes à programação.

Conforme Marinho, o evento será inédito no município. “Será a primeira vez na história de 85 anos da nossa subsecção que um presidente nacional da Ordem virá a Bagé”, comenta ele, ao comemorar a confirmação da agenda.

Fara, por sua vez, destaca o papel da unidade local da Ordem. “Este evento é importante porque marca o aniversário, mas também lembra que trata-se da quarta subsecção a ser fundada no Rio Grande do Sul e a sexta no Brasil. Além disto, a visita vai representar a transferência da gestão nacional da OAB em Bagé”, frisa, ao destacar que a atuação de Lamachia é focada num compromisso junto ao interior do País. “Ele busca o contato direto com todos os locais”, afirma.

A reitora da Urcamp, ao avaliar a parceria para o evento, ressalta o comprometimento da instituição na defesa do Estado de Direito. “É uma honra para o curso de Direito, com 49 anos de existência, que possui selo nacional e que já formou inúmeros profissionais, formalizar esta união com a Ordem dos Advogados e trazer, para Bagé, o presidente nacional”, argumenta.

O evento, vale destacar, além de Lamachia, contará com a presença do presidente estadual da OAB, Ricardo Breier. Ambos, aliás, serão os responsáveis pela condução das palestras programadas para a data.