Semana Acadêmica do curso de História traz um novo olhar sobre a profissão

Por Bianca Vaz e Verônica Barboza

Acadêmicas do curso de jornalismo da Urcamp


No mês de maio acontece a Semana Acadêmica do curso de história do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). As atividades propostas visam refletir sobre as múltiplas linguagens, a ciência histórica sob a perspectiva da pesquisa, ensino, preservação patrimonial e inserção dos profissionais no mercado de trabalho. O evento ocorre de 20 a 23 de maio no Museu Dom Diogo de Souza, laboratório do curso.

O diferencial é trazer para a comunidade uma visão mais ampla dos profissionais de história e mostrar que sua atuação se dá de diversas formas. “O curso de história da Graduação I possui um currículo inovador, construído por competências, cujas componentes curriculares foram construídas sob a perceptiva das principais correntes teóricas historiográficas (Annales, História das Mentalidades e História Cultural). Logo, disciplinas como História Antiga e História Medieval são substituídas por componentes curriculares como Processos Civilizatórios da Modernidade, Revoluções e Inovações ou Guerras e tecnologias. O objetivo é formar historiadores com visão inovadora, para atuar no ensino, pesquisa e preservação do patrimônio cultural. E esse diferencial será evidenciado na semana acadêmica”, salienta a historiadora e coordenadora do curso, Clarisse Ismério.

A Semana Acadêmica conta com as palestras: Jornalismo e História - pautas, conjecturas e inserções; Patrimônio Imaterial: sensibilizando olhar; História, Memória, Patrimônio e e Audiovisual e História e Vinhos: concepções e essências. Terá também oficinas, como História e Turismo: fundamentos; Dança Medieval; Cinema, História e Educação. O evento finaliza com a apresentação dos protótipos do protejo Integrador de Marketing e História, criados pelos acadêmicos do curso.

As inscrições podem ser feitas através do site eventos.urcamp.edu.br.