Urcamp recepciona Grupo de Lideranças do Mato Grosso

Na manhã de hoje, 29, o Grupo de Lideranças do Mato Grosso visitou a Urcamp, em Bagé, para conhecer o funcionamento do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha) e o Centro de Desenvolvimento Regional (CDR). Composta por membros da Assembleia Legislativa de MT, Sebrae MT e CDL Primavera Leste, a equipe foi recepcionada pelo vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Paz, pela chefe de gabinete da Reitoria, Renata Augé, e pelo vice-presidente do Corede Campanha, Fábio Pintos. O objetivo da visita foi proporcionar que as lideranças conhecessem as experiências do Programa Líder, no Rio Grande do Sul e na região Fronteira Sul, tomando conhecimento sobre os impactos e ganhos da realização do programa. O encontro foi organizado pelo Sebrae Regional Campanha e Fronteira Oeste.

A conexão entre a Urcamp e o Programa Líder acontece, principalmente, na figura da reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda, professora Lia Maria Herzer Quintana, que atua como presidente do Corede Campanha e compõe o Programa Líder como representantes da Instituição de Ensino Superior. Em razão de cumprir agenda em Brasília, Lia foi representada, na reunião, por seus respectivos vices.

Durante o encontro, foi relatada a experiência dos Coredes e dos Comudes como instituições articuladoras das demandas regionais, em grande medida, implantadas por meio da Consulta Popular. A primeira fala ficou a cargo do vice-reitor, que destacou a importância da origem comunitária e o papel da Urcamp, assim como de outras instituições de ensino, no processo de desenvolvimento, tendo em vista que além de oferecer ensino, pesquisa e extensão, também atua na comunidade em diversos aspectos, em razão de sua filantropia. Só em Bagé, por exemplo, a Urcamp, através do Hospital Universitário, realiza mais de 1,5 mil atendimentos mensais gratuitos à comunidade regional, em seu Núcleo de Práticas em Saúde, composto pelos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia. No curso de Direito, o Núcleo de Prática Jurídica atende mais de cinco mil pessoas, também sem custo. A Urcamp mantém, ainda, a Casa da Menina, uma instituição onde residem cerca de 30 crianças e adolescentes que passaram por situações de vulnerabilidade social. Assim como é mantenedora do Museu da Gravura Brasileira e do Museu Dom Diogo; e do Jornal Minuano, que está inserido na comunidade há 25 anos.

O vice-presidente do Corede Campanha, Fábio Pintos, ressaltou a origem dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais e o exercício da população, que há mais de 20 anos representam um fator que contribui para reflexões acerca do desenvolvimento regional. A assessora de políticas institucionais, regionais e comunitárias do Corede Campanha, professora Elisabeth Drumm, destacou que, apesar das diferenças de cada região, existem limites que podem interferir na construção de um processo de desenvolvimento regional que são comuns: dentre eles, destacam-se a necessidade de maior envolvimento dos segmentos sociais e econômicos e o acesso a recursos financeiros para implementação de projetos.

O Grupo de Lideranças do Mato Grosso está em processo de formação, cujo objetivo é implementar o Líder em sua região. Nesse contexto, a visita, organizada pelo Sebrae Regional Campanha e Fronteira Oeste, visa proporcionar a troca de experiências, com destaque para ações que fortalecem a futura governança regional, assim como eventuais fragilidades no processo de construção. Na reunião, o Grupo estava representado por Jefferson Ronni, Bolanger Almeida e Caio César de Andrade, da Assembleia Legislativa de MT; pelo Gerente de Políticas Públicas, Sandro Rossi, e pela Analista, Aurineise Tierre, do Sebrae MT; pelo Presidente do CDL Primavera do Leste e empresário, Naudi Rohr, e pelo empresário, também do Primavera Leste, Pedro Henrique Souto Alvares.

O encontro foi finalizado com a apresentação de um vídeo institucional da Urcamp, que demonstra a importância da Instituição de Ensino para toda região, através de suas extensões, assim como destaca que o envolvimento do ambiente de ensino, pesquisa e extensão que promove eventos de sensibilização e comprometimento das comunidades regionais.