Delegação que cumpre missão internacional em Milão esteve em Trento, nesta quinta-feira

O quarto dia da Missão teve como objetivo conhecer a CAVIT, uma Cooperativa que reúne 10 vinícolas e reúne 4.500 produtores em Trentino. Assim como a agência de desenvolvimento Trentino Sviluppo da província de Trento.

 

No período da manhã, a delegação de deslocou para Trento, a 230km de Milão, chegando a CAVIT – Cantina dos Viticultores de Trento, que possui mais de 60 anos e conta com 4.500 produtores de vinho. Lorenzo Vavassore, Diretor de Exportação da Cooperativa, fez a apresentação da CAVIT através de um vídeo institucional e uma apresentação, onde explicou todo o funcionamento da cooperativa, desde a plantação até a produção de vinho, destacando que 80% da produção fica com a CAVIT e 20% para o mercado local.

 

Vavassore, explicou em detalhes o projeto PICA (Plataforma Integrada Cartográfica Agrícola), que teve início em 2010 e agregou valor para o território. Nesse projeto todo o território foi mapeado, com cadastro dos produtores, do solo, tipos de uva que plantam, assim como a temperatura e a quantidade de água de cada propriedade.

 

Após a apresentação, a delegação fez um tour pela CAVIT, conhecendo toda a sua estrutura, processo, armazenamento e engarrafamento.

 

No turno da tarde, foi realizada a visita na agência de desenvolvimento Trentino Sviluppo, da província de Trento. Michele Maistri e Monica Carotta, Diretor e Gestora da agência, respectivamente, apresentaram a empresa, que foi fundada na década de 80 e conta com 92 funcionários e um patrimônio de mais de 1 bilhão de euros.

 

A Trentino Sviluppo possui um programa de startup que conta com 50 empresas incubadas, e entre outros serviços prestados, a agência se destaca também no serviço de internacionalização e atração de investimentos para as empresas. Após, as atividades do dia foram encerradas para retorno a Milão.