Urcamp dá início a Pós-graduação Saúde da Família

A primeira aula teórica reuniu os 17 profissionais de diferentes seguimentos e áreas da saúde, que buscam expandir os conhecimentos com uma especialização. São enfermeiras, psicólogas, dentistas que já atuam em suas profissões, mas que sentiram a necessidade de continuar estudando. É o caso de Maria Alceni Moreira de Souza. Técnica em Enfermagem desde 2006 ela também é concluinte do curso de Enfermagem da Urcamp e não quer parar de aperfeiçoar os conhecimentos na área. “Não quis perder tempo. A vivência sobre Unidade Básica e Saúde da Família a gente aprende nacomunidade, mas aqui, com os professores a gente aprofunda esses assuntos porque a saúde é muito ampla. Vim complementar meu currículo eretendo futuramente fazer um concurso e titulação conta muito”, explica.

Patrícia Wayne Brito Moreira é enfermeira formada pela Urcamp em 2008 e trabalha no Posto Jorge Suñe Grillo, no Bairro Tiaraú, periferia de Bagé. Ela atua dentro do Programa Saúde da Família com visitação e acompanhamento na comunidade e trabalhos em grupo com moradores. “Eu decidi pelo pós por já estar trabalhando na área. Hoje mesmo estamos falando sobre políticas públicas, então é sempre um aprendizado bem profundo dentro dasaúde, que abrange muitos seguimentos”, revela.

O Curso é coordenado pelo professor do Curso de Enfermagem da Urcamp, Cristiano Santos e tem 14 meses de duração, com 14 disciplinasoferecidas. “Nosso objetivo é promover a atenção à saúde da pessoa e família que está inserida nas comunidades, por isso entramos em contato com diferentes professores, que além de Bagé, vêm de Uruguaiana, Santa Maria, Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Isso nos ajuda a enriquecer o curso”.

Além da Pós de Saúde da Família a Urcamp está oferecendo outras 14 especializações nas mais diferentes áreas de atuação.

Mais fotos