Congrega 2k20 lança Cartilha de Plantas Medicinais

Publicação informativa foi produzida por alunos do curso de Farmácia

Por Maria Eduarda Lemos
Acadêmica do curso de Jornalismo
Foto: Arquivo Facebook Farmácia Urcamp

Na tarde desta quinta-feira (29/10), a programação do Congrega promoveu o lançamento da “Cartilha de Plantas Medicinais Alto Camaquã: Distrito de Palmas, município de Bagé, RS”, produzida por 21 alunos do curso de Farmácia e em parceria com a Ediurcamp. A cartilha é produto de uma das demandas geradas pela Associação para Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), que cadastrou a questão na plataforma de Projetos Integradores da Urcamp. O evento foi realizado a partir do canal oficial da Urcamp na plataforma Youtube.

O principal objetivo do projeto é informar aos moradores da região de Palmas a utilização e manuseio medicinal das plantas abundantes do território. A cartilha conta com informações e ilustrações sobre as 15 plantas catalogadas, informando o nome científico e popular, como e qual parte da planta preparar e consumir e as possíveis reações adversas.

De acordo com a orientadora do projeto professora Patrícia Marino, a dificuldade de acesso dos moradores de Palmas aos hospitais requer a utilização dos recursos disponíveis na região. “Eles relatavam a necessidade de compreender e privilegiar os recursos naturais da região com a finalidade de desenvolvimento econômico, social, ambiental e para a melhoria da saúde”, afirma Patrícia.

A cartilha será disponibilizada no formato digital aos moradores de Palmas, possibilitando o acesso offline através do Smartphone.