Palestra apresenta os desafios da educação a distância

Por Maria Eduarda Lemos
Acadêmica do curso de Jornalismo
Foto: Samuel Rosa

Palestras sobre educação e inovação preencheram a noite desta quinta-feira (29/10) no Congrega 2K20. A primeira palestra da programação, que está disponível no canal oficial da Urcamp, contou com mais de 350 participantes.

A Drª Lúcia Giraffa, professora da Escola Politécnica/Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ministrou a palestra “Inovação e Escola”. Ela explica que a inovação na educação foi bastante explorada no período de pandemia. “Os professores, principalmente da educação básica, foram os mais desafiados, por causa da faixa etária, grau de autonomia de maturidade de seus alunos e recursos mais escassos. Foram os mais mobilizados para criar soluções inovadoras para continuar atendendo a seus alunos”, afirma.

Defensora do ensino híbrido, a professora salienta que o ensino virtual possibilita aos estudantes as mais diversas formas de aprender.  Devido à pandemia, alunos e professores ficam conectados através das redes e aplicativos. A palestrante alerta que os alunos devem ser instruídos a buscar informação pela internet e, ainda que habituados ao ambiente virtual, devem ser orientados, através da escola, sobre os desafios da Web, como o bullying virtual e notícias falsas.