Palestra sobre inovações tecnológicas na prevenção do câncer colorretal foi transmitida no Congrega Urcamp 2K20

Reportagem e fotografia: Joice Cougo

Acadêmica de jornalismo

O eixo de Saúde e Inovação esteve presente na live transmitida nesta quinta-feira (29/11) pelo canal da Urcamp no Youtube com mediação dos professores, Dr. Guilherme Bragança e Drª Vera Bortolini, contando com a presença do Dr. Carlos Eduardo dos Santos, integrante do corpo clínico na Santa Casa de Caridade de Bagé e responsável pelo serviço de endoscopia para falar sobre as inovações tecnológicas na prevenção do câncer colorretal (CCR).

O médico conta que cerca de 10% dos casos de CCR são relacionados com hereditariedade e 90% com o fator ambiental, incluindo a ingestão maior de gorduras e proteínas e menor ingestão de fibras. O guia da Sociedade Americano de Câncer (ACS) esclarece que a carne bovina, álcool e cigarro consumidos em grande quantidade, além da obesidade, são fatores de risco para o câncer de intestino. “As fibras atuam como fator de defesa, porque diminuem o tempo de trânsito intestinal, produzem uma diluição do bolo fecal e há a liberação de substâncias antioxidantes”, afirma.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 41 mil novos casos de CCR. Tendo em vista que, atualmente, a enfermidade já é a segunda colocada na lista de incidência, que vem aumentando com o passar dos anos. Por isso, a ACS recomenda o início dos exames de rastreamento a partir dos 45 anos.

Santos ainda pontua sobre a prevenção primária acontecer na mudança dos hábitos alimentares e comportamentais e a secundária depender da detecção e remoção das lesões pré-malignas e malignas em estágio precoce. “A colonoscopia tem se mostrado efetiva na redução da incidência do câncer de colón e reto” conclui.

Durante a live foram apresentadas, também, as inovações tecnológicas atuantes na detecção de lesões ou tumores, entre elas, o acessório chamado EndoCuff que aumenta o campo de visão quando introduzido no intestino.

A palestra está disponível no canal da Urcamp no Youtube intitulada “Palestras Congrega 2K20” para acesso.