Psicologia aborda Transtorno Obsessivo Compulsivo em videoconferência

A aula, transmitida ao vivo através de uma videoconferência, contou com a importante presença do professor Doutor Aristides Volpato Cordioli, com formação e atuação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em Porto Alegre.

Ele falou sobre a Etiologia do TOC, causas, sintomas e tratamento.Explicou que o Transtorno Obsessivo compulsivo é um um transtorno heterogêneo que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões que consomem tempo e interferem de forma significativa nas rotinas diárias do indivíduo causando acentuado sofrimento. “Foi uma aula espetacular, os nossos alunos tiveram a oportunidade de assistir o professor Cordioli proferindo suas explicações sobre o TOC, pesquisas e livros, dividindo conosco sua experiência no tratamento do transtorno”, justifica a coordenadora do curso de Psicologia, Aline Silveira.

Graduado em Medicina em 1969, Especialista em Psiquiatria a partir de 1972, obteve seu título de Mestre em Medicina - Psiquiatria em 1984 e o de Doutor em Ciências Médicas - Psiquiatria em 2003. Foi Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas pesquisas têm ênfase nas seguintes áreas: transtornos de ansiedade, especialmente transtorno obsessivo-compulsivo, psicoterapias em geral, terapia cognitivo-comportamental, terapia em grupo e psicofármacos.